Manifestações em defesa dos trabalhadores/as e do Brasil: Contee presente!
Nesta terça-feira (16), mesmo dia em que a presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento do Palácio da Alvorada reafirmando seu compromisso com a democracia e defendendo a realização de um plebiscito para que o povo decida sobre uma eventual antecipação das eleições presidenciais, trabalhadores e trabalhadoras de pelo menos 12 estados brasileiros saíram às ruas para denunciar o duplo golpe: o golpe representado pelo processo ilegítimo de impeachment da presidenta e o golpe que ataca os direitos trabalhistas e rasga a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Os manifestantes protestaram contra as reformas planejadas pelo presidente interino Michel Temer para a Previdência Social e para as leis do trabalho e afirmam que Temer aderiu à pauta dos patrões. Em São Paulo, maior cidade do país, a sede da Fiesp acordou com centenas de trabalhadores protestando contra a agenda de parte do empresariado que defende o negociado sobre o legislado, a terceirização sem limites e tem entre seus parceiros a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que recentemente defendeu a adoção de 80 horas de trabalho.
A Contee também participou dos protestos. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o coordenador da Secretaria-Geral da Confederação, Cássio Filipe Galvão Bessa, esteve na manifestação em frente à sede da Fiergs. “Na luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores, da reforma da Previdência e o golpe na democracia”, escreveu em seu Facebook.
Resistência olímpica
Não foi só nesta terça que a Contee esteve presente nos atos pela democracia. Pelo contrário, diretores da Confederação têm participado de todas as manifestações, tanto organizadas quanto espontâneas. Foi o caso, por exemplo, do cartaz “Fora Temer” empunhado pela coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, durante jogo no Itaquerão, no qual ela se juntou ao movimento de resistência ao golpe e à censura que tomou conta das arquibancadas dos estádios e arenas durante os jogos olímpicos.
Convocações
Nesta quarta-feira (17) está convocada pela Frente Povo Sem Medo uma manifestação pelo Fora Temer, às 14h, no Metrô Arthur Alvim, na capital paulista. Por sua vez, a Frente Brasil Popular realizará um ato político com a presença da presidenta Dilma reunindo intelectuais, personalidades, partidos políticos e lideranças populares, que representam o campo democrático e lutaram durante a jornada de lutas contra o golpe de Estado. O ato será em São Paulo, com data a ser definida. Já para o dia 29 de agosto será convocado um dia nacional de luta contra o golpe, com uma grande concentração em Brasília.
Da redação, com informações do Portal Vermelho