Diretoria Plena da Contee faz planejamento coletivo de lutas em defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores
A Diretoria Plena da Contee deu início hoje (3) ao planejamento das ações políticas da entidade. Conforme proposta apresentada para a plenária pelo coordenador-geral da Confederação, Gilson Reis, em vez dos planejamentos isolados de cada uma das 16 secretarias temáticas da entidade, as pastas se dividiram em dois grandes grupos de trabalho: de um lado, as secretarias de Assuntos Educacionais, de Políticas Sociais, de Direitos Humanos, Respeito às Etnias e Combate ao Racismo, de Defesa de Diretos de Gênero e LGBTT e de Formação se debruçaram sobre o tema da educação; de outro, as secretarias de Relações do Trabalho, de Políticas Sindicais, de Previdência, Aposentados e Pensionistas, de Saúde dos Trabalhadores em Educação, de Organização Sindical e de Políticas Sindicais para a Juventude concentraram esforços na temática trabalhista.
Já as secretarias de Comunicação Social, de Assuntos Jurídicos, de Assuntos Institucionais, de Relações Internacionais e de Assuntos Estratégicos e Bancos de Dados transitarão entre os dois grandes centros de luta. A intenção — reforçada ontem (2) pelo seminário que discutiu, com a participação das entidades de base, as conjunturas nacional, educacional e trabalhista — é assegurar a unidade sobre esses dois eixos temáticos nos quais se concentram os principais desafios enfrentados atualmente.
“Vivemos um ataque muito forte desse governo, das estruturas da República. Precisamos sair da visão fragmentada e traçar um planejamento mais coletivo. Num momento de ataque contundente ao direito do trabalho e à educação, não podemos ter uma fragmentação da nossa luta”, destacou Gilson. “Na conjuntura de exceção, é preciso colocar a entidade em outro patamar.”
Da redação
Fotos: Alan Francisco de Carvalho