GT de educação da Contee discute Conae/2018 e campanha contra a desprofissionalização
Dando sequência à deliberação da Diretoria Plena da Contee, foi realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (23), um encontro do grupo de trabalho (GT) de educação, para tratar de demandas emergenciais, como a organização da III Conferência Nacional de Educação (Conae/2018), suas etapas preparatórias e o posicionamento da Contee e das entidades filiadas. Frente aos últimos acontecimentos, a reunião começou, no entanto, com uma avaliação dos prejuízos provocados pela aprovação do Projeto de Lei 4.302/98, que libera a terceirização irrestrita e, além de atingir todos os trabalhadores, causa efeitos nefastos na educação.
Participaram do encontro a coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta, o coordenador da Secretaria de Comunicação Social, Alan Francisco de Carvalho, o coordenador da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Bancos de Dados, Fábio Eduardo Zambon, e a diretora Cristina Castro, integrante da Plena.
Outro ponto de destaque, que avançou na reunião, é a campanha nacional contra a desprofissionalização do magistério a ser lançada em breve pela Contee. As diretora e diretores fizeram uma análise das propostas enviadas pelas agências e definiram a que alcançou os melhores resultados conforme os critérios estabelecidos pela Confederação para a implementação da campanha. Também definiram uma agenda, dando sequência às ações e atividades a serem desenvolvidas pela Contee tanto no que se refere à Conae quanto ao combate à desprofissionalização. O calendário será apresentado na próxima reunião da Diretoria Plena, que acontece em São Paulo, nos dias 21 e 22 de abril.
Da redação