Diretoria Plena debate instrumentos de luta
A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), a importância da comunicação e da formação para o movimento sindical e o Banco de Dados da Contee foram os temas debatidos na tarde desta sexta-feira (27), na continuidade da reunião da Diretoria Plena da Confederação, realizada na nova sede da entidade. Os trabalhos foram retomados com a explanação feita pela coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, juntamente com a coordenadora da Secretaria-Geral, Madalena Guaco Peixoto, e a diretora da Plena Cristina Castro, sobre a relevância da participação da Conape, nos dias 24 a 25 de maio, enquanto um espaço de resistência aos ataques que a educação tem sofrido. Adércia também aproveitou sua fala para relatar o que tem acontecido em Curitiba no acampamento Lula Livre. Um manifesto em defesa do ex-presidente foi aprovado pela Plena.
Após as explicações sobre a Conape, o coordenador da Secretaria de Comunicação da Contee, Alan Francisco de Carvalho, apresentou os dados preliminares da pesquisa, realizada em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, sobre o setor comunicacional nas entidades filiadas à Contee. Num diagnóstico ainda prévio, foram constatadas algumas dificuldades na área, que reforçam a necessidade do fortalecimento da comunicação como ferramenta estratégica da luta sindical, em particular dos trabalhadores da educação privada. A secretaria irá promover um seminário no meio do ano para debater os desafios e perspectivas da comunicação da Contee e suas entidades de base e traçar um plano de ação.
Da mesma forma, a coordenadora da Secretaria de Formação, Guilhermina Luzia da Rocha, falou da importância da formação sindical, até para a sobrevivência política das entidades e a preparação de quadros futuros, e do planejamento da Contee para a atuação da pasta. Segundo ela, a proposta é realizar cursos descentralizados, regionais, dando continuidade às parcerias com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e com as escolas de Central única dos Trabalhadores (CUT). Para elaboração das ementas dos cursos, contudo, a secretaria tem intenção de realizar uma pesquisa junto às entidades filiadas para diagnosticar as necessidades dos sindicatos e trazer suas contribuições. Também será promovido um primeiro curso, nacional, com o tema “A conjuntura atual e os desafios do movimento sindical”.
Por fim, o coordenador da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Bancos de Dados, Fábio Eduardo Zambon, apresentou o banco de dados elaborado pela secretaria, que traz um conjunto de informações atualizadas sobre as áreas educacional, trabalhista e sindical. Cada sindicato e federação terá seu login para acessar as informações e também alimentar o banco com os dados das entidades. O objetivo é que todos os sindicatos e federações possam ter uma visão ampla do cenário educacional, trabalhista e sindical no conjunto do país, o que trará agilidade na troca de experiências e fortalecimento das estratégias de luta.
No final do encontro, Adércia e a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionas, Maria Clotilde Lemos Petta informaram sobre os preparativos da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe 2018 (Cres 2018), de 11 a 15 de junho, na Argentina. O evento ocorre na Universidade Nacional de Córdoba, berço da Reforma Universitária de 1918, movimento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na região. A Contee enviará sete dirigentes e conclama à participação de todas as filiadas. Será enviada circular às entidades a respeito.
O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, encerrou o encontro destacando que foram “ m dia e meio de intenso debate, deliberações importantes e de organização da luta dos trabalhadores contra o capital e em defesa do Estado democrático. Importante também foi a inauguração da nossa sede, uma conquista enorme da categoria. Saímos mais fortalecidos. Que as bandeiras da Contee sejam agitadas nas comemorações do Dia do Trabalhador, 1º de Maio, e estaremos presentes, através da Fepesp, nos atos a serem realizados pelo ‘Lula Livre’, em Curitiba. Vamos nos encontrar na Conape, no fim de maio, em Belo Horizonte. Até lá!”
Por Carlos Pompe e Táscia Souza
Fotos: Leandro Freire/TREEMIDIA