Diretoras da CONTEE participam do lançamento do livro “Direitos e emancipação da mulher trabalhadora”
Os principais direitos assegurados à mulher na Constituição Federal Brasileira, no Código Civil, na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), nos Benefícios da Previdência Social e na Convenção Coletiva do Trabalho estão reunidos no livro “Direitos e emancipação da mulher trabalhadora”, lançado na última sexta-feira (23) em Santa Catarina, durante a posse da nova diretoria do Sinpro Itajaí e Região. A coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da CONTEE, Rita de Fraga Almeida Zambon, participou do evento, onde, em ambiente descontraído, saudou a nova direção do sindicato e parabenizou a entidade pela iniciativa da publicação.
A fala de Rita foi rápida, já que, segundo ela, o momento era de festa, e não de discurso. No entanto, a professora aproveitou a confraternização na Churrascaria Vieira Grill para destacar que o sindicato só existe com uma categoria participativa. A coordenadora da Secretaria de Gênero e Etnia da CONTEE assina um dos textos introdutórios do livro, no qual mostra resultados de pesquisas preocupantes. Entre elas está o “Mapa da Violência 2012”, que expõe o assassinato de 91 mil mulheres de 1980 a 2010, sendo mais de 45 mil somente na última década.
Para a presidente do Sinpro Itajaí e Região, Adércia Bezerra Hostin, também coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da CONTEE, o livro cumpre a função de conscientizar a categoria dos professores para a importância do movimento sindical, já que, como destaca, parte das conquistas sociais das mulheres e da classe trabalhadora foram em decorrência de sua organização sindical. O livro foi entregue aos professores filiados ao Sinpro Itajaí e Região e será encaminhado também a entidades sindicais do país.
Da redação, com informações do Sinpro Itajaí e Região