Sinpro Pernambuco: Como ficam as avaliações escolares no período de ensino remoto
As avaliações pedagógicas são processos essenciais dentro das relações pedagógicas em todos os níveis e modalidades de ensino. É por meio dos instrumentos avaliativos que a comunidade escolar consegue analisar e/ou mensurar os resultados e a aprendizagem, tendo em vista os percursos escolares.
De acordo com a literatura mais geral, percebemos algumas formas de avaliar os estudantes. Temos as avaliações diagnósticas, formativa, somativa e mediadora. No entanto, frente ao atual ambiente de isolamento e distanciamento social, uma das discussões que vem sendo apresentada à comunidade escolar tem sido a questão do avaliar, nesse contexto de ensino remoto.
Pois bem, como proceder com os processos e instrumentos avaliativos nesse momento de ensino remoto?
Inicialmente, para responder esse questionamento, é válido rememorar que as possibilidades de se efetivar uma nova rotina escolar frente ao contexto de pandemia em Pernambuco se estabeleceu por meio do Parecer Nº3/2020 emitido pelo Conselho Estadual de Educação.
E foi por meio do citado documento que as instituições que compõem o sistema estadual de ensino (que incluem as escolas particulares) possam estabelecer aulas não presenciais.
E de acordo com o Parecer Nº3/2020, no seu artigo 4º, “A avaliação ou verificação dos processos de ensino e de aprendizagem havidos com as atividades extraordinárias deverão aguardar o retorno do funcionamento das instituições de Educação, para a sua realização presencial”.
Ou seja, as realizações de atividades avaliativas devem ser feitas apenas no retorno do funcionamento ordinário das instituições, com as aulas presenciais.