Sinpro-JF: Em defesa da Convenção Coletiva, professores mantêm indicativo de paralisação

Os professores do setor privado, reunidos em assembleia organizada pelo sindicato no último sábado (8/5), deliberaram, por unanimidade, pela manutenção do indicativo de paralisação. Novo encontro será convocado no dia 22 de maio, às 10h30, também pela plataforma Zoom.

O sindicato reitera que a participação da categoria é fundamental. O Sinpro-JF informou que intensificará os diálogos de mobilização por escola, como aconteceu no mês passado com o agendamento de reuniões.

Na avaliação da categoria, a retomada das negociações com os representantes dos estabelecimentos de ensino, após quase um mês de suspensão pela ação unilateral dos patrões, é um avanço. Contudo, todos os direitos seguem ameaçados até que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) seja renovada. Portanto, o alerta é máximo.

CONHEÇA A CONVENÇÃO

Considerada uma das melhores do país, a CCT é fruto da organização e da mobilização da categoria ao longo dos anos. Muitos trabalhadores, principalmente aqueles que ingressaram recentemente na carreira, desconhecem os direitos assegurados pela CCT e também a história de luta que possibilitou à categoria condições dignas de trabalho. A íntegra da Convenção pode ser consultada no site do sindicato (sinprojf.org.br). Abaixo, destacamos alguns pontos importantes da CCT, mas existem mais de 70 cláusulas garantem direitos:

– Obrigação de pagamento do salário mediante depósito em conta bancária
– Estabilidade por 15 meses que antecedem a aposentadoria
– Folga semanal, recessos durante o ano letivo, recesso escolar e férias coletivas
– Bolsas de Estudo
– Bônus de Capacitação Profissional (BPC)
– Adicionais por Atividade Extraclasse, por Tempo de Serviço e por Aluno em Sala
– Remuneração para os professores do Ensino Superior pela orientação de trabalhos de conclusão de curso e pela participação em bancas

PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS E DEFENDA A CCT

A luta dos trabalhadores é marcada ora por períodos em que é necessário defender direitos já assegurados, ora por momentos em que é possível ampliar esses direitos. Para isso, o Sinpro-JF cumpre o papel de mobilizar os educadores. Sindicato é palavra que provém do grego syndike, ou seja, ‘justiça juntos’. É a ferramenta de organização mais importante dos trabalhadores. Por isso, é crucial que os professores atuem na defesa de suas conquistas de forma organizada, participando das assembleias do sindicato.

Do Sinpro-JF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo