A Contee vota por um país sem homofobia e sem qualquer tipo de discriminação
Uma educação livre de todos os tipos de discriminação é uma das bandeiras da Contee, que ressalta o papel do ensino como instrumento de construção da cidadania. Por isso, a Confederação manifesta seu repúdio às declarações preconceituosas e o discurso homofóbico e ofensivo feito pelo candidato à Presidência Levy Fidelix (PRTB) no debate de ontem (28) na TV Record.
A Contee tem compromisso, conforme aprovado no último Conatee, de “busca por se fazer representar junto a fóruns governamentais e não governamentais de políticas para mulheres, antirracistas, de combate à homofobia e lesbofobia”, bem como “a afirmação de compromissos de luta que visem combater todo tipo de preconceito, discriminação com a relação à cor, orientação sexual, de idade de credo, fortalecendo os direitos constitucionais”. No dia 30 de junho deste ano, inclusive, às vésperas do início da campanha eleitoral, a Confederação lançou um programa especial da TV Contee contra todas as discriminações.
É por isso que a entidade não pode se furtar de combater as declarações do candidato, que contrariam todo o ideal de sociedade justa e igualitária, com respeito a todos e todas. Neste ano, o país sofreu um grande prejuízo com a supressão, do Plano Nacional de Educação (PNE), da defesa da superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual. É imprescindível agora que manifestações estapafúrdias como a apresentada no debate da TV Record lancem luz sobre o equívoco da alteração do PNE e a necessidade de que o planejamento educacional brasileiro, além de metas de investimento e expansão, também estabeleça um compromisso com a promoção de uma educação não discriminatória.
Para a Contee, uma educação de qualidade é também aquela que ensina a ética e o respeito às diferenças, aquela que auxilia na construção de seres humanos livres de todos os tipos de preconceito.
Da redação