A Pátria, a igualdade e os direitos cívicos das mulheres

Com uma categoria majoritariamente feminina, a Contee não poderia deixar de enfatizar dois marcos importantes no calendário deste fim de semana na luta pala emancipação das mulheres e pela igualdade de gênero: hoje (6) comemora-se o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da mulher, ao passo que amanhã (7), no Dia da Pátria, celebra-se também do Dia dos Direitos Cívicos das Mulheres.

Não se trata de mera coincidência. Uma Pátria ideal só se constrói a partir da luta pela igualdade de condições, de tratamento, de salários, de oportunidades. No entanto, embora as mulheres representem a maioria da população brasileira e, no entanto, uma parcela enorme ainda é vítima do preconceito e de violência.

Esse tema tem sido alvo de atenção especial da Contee, a partir da atuação da Secretaria de Gênero e Etnia. Destaca-se, nesse sentido, o papel que tem sido exercido nos últimos seis meses pelo Blogosfêmea, que desde o dia 8 de março – dia em que foi ao ar – tem trazido uma série de matérias, artigos e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e em defesa de sua emancipação.

Reafirmamos a luta pela igualdade na vida, pelo direito ao trabalho em condições de igualdade com o homem, pelo reconhecimento da maternidade como função social, pelo combate eficaz à mortalidade materna, pela maior representatividade feminina nos espaços de poder, pelo fim da violência contra as mulheres e por mais respeito social.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo