A uberização dos profissionais de educação: Uma crítica necessária

Por João Ives Doti Junior*

Nos últimos anos, o conceito de “uberização” tornou-se amplamente utilizado para descrever a precarização e flexibilização das relações de trabalho, valendo-se das tecnologias digitais para conectar trabalhadores a consumidores de forma direta. Essa tendência, inicialmente visível em setores como o de transporte e delivery, tem se expandido para outras áreas, incluindo a educação. A “uberização” dos profissionais de educação traz à tona uma série de implicações preocupantes e que merecem uma crítica aprofundada.

Um dos aspectos mais alarmantes da uberização na educação é a precarização das condições de trabalho dos docentes. Com a promessa de “autonomia” e “flexibilidade”, muitos educadores passam a atuar como freelancers, oferecendo aulas particulares ou conteúdo educacional por meio de plataformas digitais. Apesar de, em teoria, isso permitir maior controle sobre seus horários, na prática, resulta em instabilidade financeira e falta de benefícios trabalhistas, como férias remuneradas, seguro de saúde e aposentadoria.

Outro ponto crítico é o aumento da desigualdade no acesso à educação de qualidade. Quando a educação se transforma em um serviço “on-demand”, acessível principalmente para aqueles que podem pagá-la, há um risco exacerbado de que a desigualdade social se reflita diretamente no aprendizado dos alunos. As plataformas digitais, ao priorizarem o lucro, tendem a favorecer soluções educacionais que possam ser vendidas em larga escala, muitas vezes em detrimento da qualidade e personalização do ensino.

A uberização pode também impactar diretamente a qualidade do ensino, uma vez que, sob pressão para atender à demanda e se destacar em plataformas competitivas, muitos educadores podem sentir-se compelidos a priorizar quantidade sobre qualidade. Isso pode resultar em abordagens pedagógicas superficialmente atrativas, porém tecnicamente deficientes, onde a inovação e o desenvolvimento de habilidades críticas são secundarizados.

Diante desse cenário, é imperativo que educadores e a sociedade como um todo resistam à tendência de uberização na educação. Sindicatos e associações profissionais desempenham um papel crucial ao advogar por políticas que garantam condições dignas de trabalho e remuneração justa para os docentes. Políticas públicas devem priorizar a formação e valorização dos profissionais da educação, assegurando que os avanços tecnológicos sejam usados para complementar, e não para substituir, o papel fundamental do professor na formação dos alunos.

Em suma, a uberização dos profissionais de educação representa um desafio complexo, que requer uma análise crítica e ações concretas para ser adequadamente abordado. A educação é um direito fundamental e deve ser protegida contra a exploração mercantilista que ignora suas nuances e significados mais profundos. Ao garantir condições dignas para os educadores, estamos salvaguardando o futuro educacional e, por extensão, o futuro de nossa sociedade.

*João Ives Doti Junior, professor, sociólogo, cientista político e pesquisador

Do CTB

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