‘A Uniesp paga!’ E o MEC investiga

O MEC abriu investigação sobre a Uniesp devido ao fato da IES estimular os alunos a ingressarem no Fies, com a promessa de que a dívida com o programa será paga pelas próprias faculdades do grupo.
 
A revelação está na reportagem de Fábio Takahashi, do Jornal Folha de S. Paulo (Veja aqui a estratégia da Uniesp no anúncio do site).

Além de prometer estudo grátis para os potenciais alunos, a empresa paga de R$ 150 a R$ 250 para quem indicar um novo estudante para suas faculdades (leia aqui).

A Uniesp tem histórico de desrespeito aos professores e alunos. E a Fepesp já denunciou o caso várias vezes, inclusive ao MEC. Em 2011, por exemplo, preparou dossiê sobre as irregularidades na IES.

Em março do ano passado, alunos denunciaram em audiência pública os problemas com as mensalidades e o Fies. Devido a irregularidades, a Uniesp está sendo executada pelo Ministério Público do Trabalho para pagar as multas dos processos trabalhistas.

Segundo a reportagem da Folha, a Uniesp está impedida de oferecer o Fies em 17 das 41 faculdades que mantém em São Paulo.

Fonte: FEPESP

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. O problema é muito mais grave, e o que precisa ser investigado é que a UNIESP abriu turmas e matriculou milhares de alunos em cursos nos períodos da TARDE e da MANHÃ, inclusive oferecendo o FIES 100% gratuito para esse alunos conforme cosnta no site http://www.uniesp.edu.br/vestibular
    Mas ao consultarmos o cadastro do Ministério da Educação http://emec.mec.gov.br/ constamos que as faculdades do grupo educacional UNIESP NÃO TEM AUTORIZAÇÃO do MEC para funcionar à TARDE e quase todas NÃO TEM para funcionar de manhã, ou seja, as autorização dos cursos e faculdades da UNIESP na sua grande maioria são somente para funcionamento à NOITE.
    ENTÃO É ISSO QUE PRECISA SER INVESTIGADO E PUNIDO pois está fora das normas doa atos autorizativos dos cursos, e do que determina a Portaria 40 e o DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006.

    Vale lembrar sempre que a UNIESP não tem autorização do MEC para funcionar como Instituição de Ensino, então os nomes que constam no cadastro do MEC são os das faculdades relacionadas abaixo.

    Faculdade de São Paulo
    Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de São Paulo FECG-SP
    Faculdade Santa Izildinha FIESI -Cidade: São Matheus
    Faculdade do Centro Paulistano – Cidade São Paulo
    Faculdade Tijucussu -Cidade: São Caetano
    Instituto de Ensino Superior Santo Andre IESA
    Faculdade de Presidente Prudente
    Faculdade de Presidente Venceslau
    Faculdade de São Paulo
    Faculdade de São Roque
    Faculdade de Sorocaba
    Faculdade de Taquaritinga
    Faculdade de Vargem Grande Paulista
    Faculdade do Guarujá FAGU
    Faculdade Fleming SEF -Cidade: Campinas
    Faculdade Prudente de Moras FPM -Cidade ITU
    Faculdade César Lattes -Cidade Itu
    Faculdade Jauense -Cidade Jaú
    Faculdade de Marília FAMAR -Cidade Marilia
    União das Escolas do Grupo FAIMI de Educação FAIMI – Cidade Mirassol
    Faculdade de Ribeirão Preto FABAN
    Faculdade de Rio Claro CBTA
    Faculdade de Tecnologia TECMED – Cidade S. José do Rio Preto
    Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré FECGS -Cidade Sumaré
    Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas FBCJ -Cidade Rio de Janeiro
    Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro FEFRJ -Cidade Rio de Janeiro

    Se no site a UNIESP fala que o FIES 100% é só para alunos da MANHÃ e da TARDE e se no site do MEC http://emec.mec.gov.br/ e do FIES http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html ESSES TURNOS NÃO EXISTEM. Então é preciso sim investigar se a UNIESP não está usando as vagas destinadas ao FIES para alunos da Noite e oferecendo somente para os alunos da tarde e da manhã.

  2. Eu aluno da faculdade uniesp de Santo Andre,fui prejuidicado pela faculdade porque eu estou cursando letras,fique em duas materia no primeiro semestre,em teoria da literatura e ingles, ja sabia que eu ai refazer este semestre.Não sabia que eu tinha ficado em linguitica,quando os professores fazia chamada no segundo semestre o meu nome constava na lista de chamada,procurei a secretaria para comunicar o problema.So falaram para eu começar tudo de novo amanha,não procuram saber dos meus gasto com livros de 100,00 reais,como fica este problema ,eu não sou vagabundo para a faculdade me tratar como eu não fosse nada,sou trabalhador com responsabilidade a onde fica so meus direitos de aluno.assinado Mauricio Fernando de Oliveira Maua 16/08/2012/curso de letras uniesp Santo Andre .

  3. Estou na mesma situação, optei pelo programa UNIESP Paga e agora estou com mais de 35 K em divida do FIES na CEF. Preciso de um advogado urgente para entrar com um processo contra a UNIESP solicitando a quitação da dívida do FIES. CONTATO: kassiacamargo@yahoo.com.br

  4. Também fui vítima da Uniesp. Quando entrei na faculdade a gestão me disse que não precisava fazer trabalho voluntario, que poderia exercer as atividades na própria faculdade, um ano depois disseram que teria de cumprir com todos os trabalhos voluntário, inclusive os retroativos. claro que não dei conta. resultado, fiquei com o nome no spc, e por fim acabei fazendo um acordo utilizando a medida provisória do governo federal.
    não acho justo ter de pagar, o MP até hoje nunca tomou nenhuma providência, muito menos o mec, a uniesp agiu de má fé e os orgãos competentes foram omissos.

  5. eu Também fui vítima da Uniesp. Quando entrei na faculdade a gestão me disse que não precisava fazer trabalho voluntario, que poderia exercer as atividades na própria faculdade, um ano depois disseram que teria de cumprir com todos os trabalhos voluntário, inclusive os retroativos. claro que não dei conta. resultado, fiquei com o nome no spc, e por fim acabei fazendo um acordo utilizando a medida provisória do governo federal.
    não acho justo ter de pagar, o MP até hoje nunca tomou nenhuma providência, muito menos o mec, a uniesp agiu de má fé e os orgãos competentes foram omissos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo