Centrais definem em conferência pauta dos trabalhadores para eleições
Conlutas, CSB, CTB, CST, CUT, Força Sindical, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Intersindical Instrumento de Luta, Pública e UGT participam da elaboração da plataforma de propostas
As centrais sindicais — Conlutas, CSB, CTB, CST, CUT, Força Sindical, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Intersindical Instrumento de Luta, Pública e UGT —, realizam nesta quinta-feira (7), a Conclat (Conferência da Classe Trabalhadora).
Encontro ocorre de forma híbrida — parte presencial e parte virtual —, com objetivo de elaborar documento com a pauta dos trabalhadores, a ser entregue aos candidatos às eleições 2022.
O documento, segundo representante das entidades terá, “um conjunto de propostas que espelham o modelo de desenvolvimento necessário para o Brasil gerar empregos de qualidade, crescimento dos salários, proteção dos direitos trabalhistas, combate às desigualdades, proteções sociais e previdenciárias, a defesa da democracia, da soberania e da vida”.
Edições
A primeira edição da Conclat foi em 1981, em Praia Grande (SP), ainda durante a ditadura militar (1964-1985). Em 2010, parte das centrais organizou reedição no estádio do Pacaembu, em São Paulo, então com o mesmo objetivo de hoje. No 1º de Maio, o movimento sindical também terá manifestação unificada.
A TVT transmite o encontro.
Entidades que participam
- Conlutas
- CSB (Central de Sindicatos do Brasil)
- CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
- CUT (Central Única dos Trabalhadores)
- Força Sindical
- Intersindical Central da Classe Trabalhadora
- Intersindical Instrumento de Luta
- CST (Central Sindical dos Trabalhadores)
- Pública (Central do Servidor)
- UGT (União Geral dos Trabalhadores)
Marcos Verlaine