Apoio crescente: 62% dos brasileiros defendem proibição de celulares em salas de aula

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que está preparando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula de escolas públicas e privadas

Uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros a partir dos 16 anos é favorável à proibição do uso de celulares nas escolas, especialmente entre crianças e adolescentes. De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados apoiam o banimento dos dispositivos móveis em instituições de ensino.

O apoio à proibição aumenta entre os pais: 65% daqueles que têm filhos de até 12 anos ou de até 18 anos também se manifestam a favor da medida. Além disso, a pesquisa indica que 76% da população considera que o celular traz mais prejuízos do que benefícios ao aprendizado. Este número sobe para 78% entre os pais, evidenciando uma preocupação crescente com o impacto da tecnologia na educação.

Entre os recortes de gênero, 78% das mulheres acreditam que os celulares prejudicam mais do que ajudam, enquanto 73% dos homens compartilham da mesma opinião. A análise também mostra que a escolaridade influencia as perspectivas: 69% dos que possuem ensino superior apoiam a proibição, em comparação com 59% dos que têm até o ensino fundamental.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que está preparando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas salas de aula de escolas públicas e privadas. A proposta será apresentada ao Congresso Nacional em outubro, buscando oferecer segurança jurídica aos Estados que já implementaram legislações semelhantes. O Ceará, por exemplo, já possui uma lei que proíbe o uso de celulares nas escolas desde 2008.

A pesquisa, que entrevistou 2.029 pessoas em 113 municípios do Brasil entre os dias 7 e 8 de outubro, apresentou uma margem de erro de dois pontos percentuais. A coleta foi feita presencialmente, garantindo maior confiabilidade aos dados obtidos.

*Com informações da Folha de São Paulo

Do Mídia Ninja

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