Aposentadoria: população rejeita proposta que amplia para 49 anos o tempo de contribuição
Joanne Mota
Pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto para avaliar receptividade da população sobre a proposta “reforma” da Previdência assustou a equipe de Temer e ascendeu o alerta vermelho para o futuro da proposta.
De acordo com informações publicadas na Coluna Painel da Folha de São Paulo, a ampla maioria dos entrevistados manifestou-se contra a exigência de 49 anos de contribuição para que o trabalhador ou trabalhadora tenha direito à aposentadoria integral.Na última semana, pesquisa de opinião, realizada por telefone, encomendada pelo PMDB, publicada na semana passada no jornal Valor Econômico, também trouxe dados de desaprovação da “reforma”. A pesquisa apontou que 44,3%, de um universo de 1.038 entrevistas, são contrários às mudanças previstas com a reforma da Previdência de Michel Temer.
A pesquisa também avaliou a opinião por idade, os que viveram mais (com mais de 60 anos) e que já sentiram os impactos de outras reformas, afirmaram ser contra a PEC 287 (53,6%). Apenas os mais jovens (16 a 24 anos) têm posição favorável à proposta ( 57%).
Opinião por região do país
A região Nordeste foi a que apresentou maior rejeição à proposta (55,1%). No Sudeste, 44,8% disseram não à reforma.