Assembleia da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa
A Assembleia da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa, realizada no dia 23, iniciou-se com uma análise conjuntural e sindical apresentada por cada uma das organizações presentes. O destaque foi para os atos realizados no Brasil em defesa da democracia e contra a chamada “PEC da Blindagem”, que buscava assegurar aos parlamentares o direito à impunidade. Essas manifestações mobilizaram amplos setores da sociedade e reafirmaram a importância da resistência frente às tentativas da direita e extrema-direita de ataques a democracia.
Durante a reunião, as delegações compartilharam as principais lutas travadas em seus países, abordando os desafios enfrentados pelos trabalhadores da educação diante da ascensão da extrema-direita, da precarização do trabalho docente e das políticas de austeridade. A troca de experiências possibilitou identificar pautas comuns e fortalecer a solidariedade internacional entre as organizações sindicais que compõem a Confederação.
Ficou evidenciada a necessidade de ampliar a articulação conjunta, reforçando a defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade, ao mesmo tempo em que se reafirma o compromisso histórico da Confederação com a democracia, a justiça social e os direitos da classe trabalhadora.
A Assembleia também fez uma avaliação muito positiva da atividade realizada na Guiné-Bissau, destacando a importância da participação das entidades e o contato estabelecido com a CPLP governamental, o que abre novas possibilidades de intersecções capazes de fortalecer as ações da Cplp-se. Nessa ocasião, surgiu ainda a proposta de realização da 1ª Convenção da Cplp-se em Angola, ponto que será detalhado a seguir.
O debate seguinte tratou da atividade a ser realizada em Benguela, Angola. Após ampla discussão e da apresentação do oferecimento da Federação que se responsabilizará pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte internou. Após debate deliberou-se pela realização da atividade com chegada das delegações no dia 2 de maio. As atividades terão início no dia 3 e se encerrarão no dia 5 de maio, em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Serão definidos Grupos de Trabalho (GTs) para a organização das propostas e encaminhamentos, além da decisão de estabelecer contato com a Internacional da Educação (IE), no sentido de integrar à programação a Campanha em Defesa da Escola Pública. Quanto ao tema referente a Moçambique, ficou decidido que será tratado na próxima reunião.
Na referida assembleia, dirigida pela coordenadora de assuntos internacionais da Contee, por solicitação do secretário geral Heleno Araújo, foi espaço importante para o coordenador geral da Contee Railton Nascimento se apresentar. Na oportunidade ressaltou a importância da reunião e das ações da Cplp-se, que cumpre fundamental papel de articulação e fortalecimento das entidades sindicais da educação representante da classe trabalhadora na lusofonia.
Da CPLP-SE





