Brasil soberano e democrático: A Contee em defesa do STF e contra o golpismo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) se soma às centrais sindicais e a todos os que não transigem com a soberania nacional e se solidarizam com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atacados de forma injustificável por sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

É gravíssimo e inaceitável que um chefe de Estado estrangeiro tente interferir diretamente nos assuntos internos do Brasil, retaliando oito ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por cumprirem seu dever constitucional: defender a democracia, aplicar a lei e proteger as instituições da República. A soberania nacional é inegociável e deve ser preservada diante de qualquer tentativa de ingerência externa.

O Brasil ainda enfrenta as consequências do ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023, quando grupos golpistas, incentivados por lideranças da extrema-direita, tentaram destruir as sedes dos Três Poderes e rasgar a Constituição. O julgamento e a devida punição dos responsáveis por essas atrocidades são atos de justiça e, acima de tudo, compromissos históricos com o Estado Democrático de Direito e com a soberania do povo brasileiro.

A Contee repudia veementemente qualquer tentativa de deslegitimar o Supremo Tribunal Federal e demais instituições democráticas. O que está em jogo não é apenas a autoridade de ministros da Corte, mas a própria integridade da democracia brasileira, construída com luta, mobilização popular e resistência.

A extrema-direita, no Brasil e fora dele, insiste em corroer os pilares da República e sabotar o pacto civilizatório que sustenta a convivência democrática. É preciso enfrentá-la com firmeza.

Defender a soberania nacional é defender a democracia. E defender a democracia é garantir que as instituições possam atuar com independência e justiça diante das ameaças golpistas e da desinformação que visa desestabilizar o país.

O Brasil valoriza as relações diplomáticas e comerciais com todas as nações, desde que baseadas no respeito mútuo, na autodeterminação dos povos e na promoção do desenvolvimento socioeconômico. A inserção soberana do país no cenário internacional passa necessariamente pelo fortalecimento da democracia e pelo compromisso com a justiça social.

Neste momento delicado, a Contee reitera seu compromisso com a soberania, a legalidade, os direitos sociais e a construção de uma sociedade livre, plural e justa. A democracia se defende com coragem, com verdade e com a unidade das forças progressistas, sindicais e populares.

Brasília, 24 de julho de 2025

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz