Calar Jamais! Nem na mídia, nem na educação!
Num momento em que o Brasil volta a ser ameaçado pela censura, uma vez que a marca do governo Jair Bolsonaro é o combate à liberdade de expressão, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), ao qual a Contee é filiada e de cuja coordenação executiva faz parte, lançou no último dia 18 de junho, um novo manifesto da campanha Calar Jamais!, compartilhado e referendado aqui no Portal da Confederação.
O apoio das entidades educacionais é fundamental. Não se trata apenas de uma campanha em defesa do jornalismo livre, mas também do pensamento livre, algo que os trabalhadores e trabalhadoras têm sido impedidos de exercer diante da mordaça que tenta calar também a educação. Como diz o manifesto, o governo Bolsonaro demonstra profundo desrespeito pela imprensa. É verdade, da mesma forma como ele demonstra um imenso desprezo pela educação crítica. portanto, esta é uma luta que também é nossa.
Nunca é demais lembrar que a rede de mentiras sobre os quais o atual governo se elegeu e na qual ainda se ampara em muito afeta as escolas. Kit gay, ideologia de gênero, marxismo cultural, balbúrdia… Tudo parte de um mesmo conjunto de farsas, da mesma cruzada política, ideológica e cultural que elegeu a democracia e a liberdade de pensamento como inimigas para se sustentar no poder.
“Nesse cenário de ascensão da extrema-direita e do pensamento fundamentalista, cresce no país a intolerância, o preconceito, a desinformação e a propagação de mentiras (fake news). O discurso de ódio passa a ser praticado de forma recorrente como instrumento de combate político e ideológico”, reafirma o manifesto do FNDC. Enfrentá-lo é um dever e uma necessidade.
Por Táscia Souza