Campanha Para Expressar a Liberdade foi o tema do Extra-Classe deste domingo (30/06)
O Extra-Classe deste domingo (30/06/13) apresentou a Campanha Para Expressar a Liberdade, iniciativa que têm mobilizado a sociedade por uma nova lei de mídia democrática no Brasil. O programa também repercutiu a cobertura midiática sobre as recentes manifestações populares pelo país.
No dia 21 de junho, o Sinpro Minas, juntamente com várias entidades, entre elas o Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC), promoveram um seminário no Teatro da Cidade, em Belo Horizonte, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema e de fortalecer a campanha no estado.
O cientista político e professor da UFMG Juarez Guimarães, presente ao evento, disse que não dá para separar a política da comunicação, sendo urgente a regulamentação da mídia para a consolidação da democracia no Brasil. A Campanha Para Expressar a Liberdade visar recolher 1,3 milhão de assinaturas para levar ao Congresso o projeto de lei de iniciativa popular por um novo marco legal das comunicações no Brasil.
O Seminário também apresentou experiências positivas de mídia alternativa em Minas Gerais: a rádio UFMG Educativa, o portal Minas Livre, o jornal Brasil de Fato e o programa Extra-Classe, iniciativa do Sinpro Minas, que completou 5 anos no ar em 2013. O jornalista e blogueiro Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé – Centro de Estudos da Mídia Alternativa, destacou que é preciso fortalecer as mídias populares, que se contrapõem aos interesses da grande mídia brasileira, a serviço do capital.
O programa Extra-Classe é exibido pela TV Band Minas, todo domingo, às 8h25 da manhã. Também é possível assistir reprises do programa na TV Comunitária de BH em horários alternativos: sábado, às 16h, quarta, às 11h, e sexta, às 20h.
Do Sinpro Minas
Do Sinpro Minas