Carta aberta à Câmara dos Deputados: Sociedade brasileira exige a votação do PNE
Brasil, 27 de maio de 2014.
Ao Deputado Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara dos Deputados
Aos líderes partidários da Câmara dos Deputados
O Plano Nacional de Educação (PNE) tramita há mais de 1.240 dias no Congresso Nacional e está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados.
A sociedade civil brasileira, diante de sua intensa contribuição ao texto do PNE, exige a votação da matéria antes do início da Copa do Mundo de 2014 e das eleições. É inaceitável esperar mais.
O Brasil não pode prescindir do plano educacional que orientará a ação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios no que se refere à matéria educativa, com vistas à garantia do direito à educação.
Quanto ao conteúdo do PNE, a sociedade civil brasileira reivindica a aprovação do texto da Comissão Especial, especialmente no que se refere ao respeito ao ciclo de alfabetização no contexto do ensino fundamental de 9 anos (Meta 5); às submetas de criação de vagas públicas no ensino técnico de nível médio (Meta 11) e na educação superior (Meta 12); a equiparação da média salarial dos professores em relação aos demais servidores públicos com mesmo nível de formação (Meta 17); e enfim, à manutenção da Estratégia 20.10, que determina a complementação da União – na forma de uma nova lei – ao Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e ao Custo Aluno-Qualidade (CAQ).
DESTAQUES:
Não obstante, a comunidade educacional considera imprescindível a apresentação e a aprovação de dois destaques. O primeiro que garanta a supressão do dispositivo do Senado Federal que permite a contabilização de parcerias público-privadas na meta de investimento equivalente a 10% do PIB para a educação pública (parágrafo 5º ao Art. 5º) e a exclusão da Estratégia 7.36, que estimula políticas de bonificação por resultados, prejudicando políticas de valorização docente.
A sociedade brasileira conta com o compromisso público e a sensibilidade dos parlamentares da Câmara dos Deputados. Sua demanda é por um PNE capaz de colaborar decisivamente com a universalização do direito à educação pública de qualidade para todos e todas.
- AÇÃO EDUCATIVA – ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO
- ACTIONAID BRASIL
- ALIANÇA PELA INFÂNCIA
- ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação)
- ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação)
- ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos)
- ASSOCIAÇÃO ENCINE
- AUÇUBA – COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
- CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
- CEDECA- CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará)
- CEDES (Centro de Estudos Educação e Sociedade)
- CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
- CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
- CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino)
- ECOS – COMUNICAÇÃO EM SEXUALIDADE
- ESCOLA DE GENTE – COMUNICAÇÃO EM INCLUSÃO
- FEC (Federação dos Estudantes de Campos)
- FEIPE (Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco)
- FINEDUCA (Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação)
- FOMEJA (Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos)
- FOPEI (Fórum Permanente de Educação Inclusiva)
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SC
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SP
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CE
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO DF
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ES
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO GO
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PA
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RN
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS
- FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RN
- FÓRUM ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA PARAÍBA – LITORAL
- FORUMDIR (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centro de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras)
- FUNDAÇÃO ABRINQ PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA
- GTPA (Grupo de Trabalho Pró Alfabetização) FÓRUM EJA/DF
- IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas)
- INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos)
- INSTITUTO PAULO FREIRE
- JPL (Juventude Pátria Livre)
- MCFA (Movimento Cultural Fazendo Arte )
- MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil)
- OMEP/BRASIL (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar)
- PANTÁKULO – Assessoria, Consultoria e Projetos
- PLAN International/Brasil
- REDE MOVA – BRASIL
- SOWETO ORGANIZAÇAO NEGRA
- UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
- UGES (União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas)
- UMES-PA (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre)
- UMES-SP (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo)
- UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)
- UNE (União Nacional dos Estudantes)
- UNEFORT (União Estudantil de Fortaleza)
- UNIPOP (Instituto Universidade Popular)