Carta ao presidente da Câmara pedindo providências contra o deputado Jair Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Alves
a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee, que representa cerca de 1 milhão de professores e técnicos administrativos da educação privada em todo o Brasil, vem, por meio desta, exigir providências da Mesa Diretora e do Conselho de Ética dessa egrégia Casa Legislativa contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), pela grave violência verbal praticada no dia 9 de dezembro de 2014 contra a deputada Maria do Rosa´rio (PT-RS).
Foi com profundo estarrecimento que, em plena véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos e apenas uma semana após a agressão sofrida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em sessão do Congresso Nacional, a Contee viu noticiado mais esse repugnante e gravíssimo caso de machismo e violência às mulheres no Legislativo brasileiro.
Desta vez a situação é ainda mais aterrorizadora, uma vez que o discurso do deputado em questão, conhecido por suas posturas de extrema direita e contrárias aos direitos humanos, ao dizer à deputada que não a estupra porque ela “não merece”, deixa transparecer um descaso e até mesmo uma tolerância absurda com um ato criminoso do qual são vítimas milhões de mulheres em todo o mundo. E cabe ressaltar que não é a primeira vez que o parlamentar agride com tamanho impropério a colega de Legislativo.
A Contee repudia com veemência a fala do deputado e reivindica que a Mesa Diretora da Câmara e Conselho de Ética da Casa instaurem processo contra Jair Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar, que pode culminar na perda de seu mandato. É inadmissível que o Parlamento brasileiro tenha qualquer tolerância com discursos que representam um ultraje não só às mulheres, mas à própria dignidade humana.
Brasília, 9 de dezembro de 2014.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee