Centrais sindicais participam de reunião no Ministério Público do Trabalho
O secretário geral da CTB, Wagner Gomes, e o secretário de assuntos jurídicos da central, Mário Teixeira, participaram nesta quarta-feira (24) de uma reunião, em Brasília, com o Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, ao lado de lideranças das principais centrais sindicais.
“Tivemos uma longa conversa sobre temas importantes e o Ministério Público do Trabalho (MPT) se comprometeu a emitir brevemente uma nota técnica com um parecer sobre custeio sindical”, afirmou Wagner Gomes, após a reunião.
O custeio das entidades é um dos temas mais sensíveis ao movimento sindical, já que a reforma trabalhista suspendeu a contribuição sindical comprometendo a sustentação dos sindicatos e centrais sindicais no país.
Além do custeio, também foi assunto na pauta da reunião as condutas antissindicais, a negociação coletiva e o meio ambiente e a saúde do trabalho.
O encontro de hoje dá continuidade ao diálogo entre o Ministério Público do Trabalho e as entidades sindicais para buscar acordos sobre temas que representam risco à atuação dos sindicatos e se agravaram com a aprovação da reforma trabalhista.
Além dos sindicalistas, participaram do encontro o coordenador nacional de promoção da liberdade sindical, João Hilário Valentim, e o coordenador nacional de defesa do meio ambiente do trabalho, Leonardo Osório Mendonça, procuradores que atuam especificamente nas áreas que serão debatidas.