China começa testes da vacina para o Covid-19 em humanos

O primeiro teste clínico da vacina contra o novo coronavírus já foi iniciado na China e fotos e vídeos de voluntários que participam do projeto começaram a circular nas redes sociais no fim de semana.

Os testes clínicos da primeira fase da vacina contra o novo coronavírus tiveram início em 17 de março, de acordo com o Registro de Ensaios Clínicos da China. A vacina contra o Covid-19 foi desenvolvida em conjunto pelo Instituto de Biotecnologia, Academia de Ciências Médicas Militares do Exército de Libertação Popular e pela CanSino Biologics Inc.,uma empresa sediada em Tianjin.

O teste está sendo administrado em 108 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 60 anos, em duas instalações médicas no “epicentro” do vírus, Wuhan, província de Hubei. O teste deverá ser concluído até 31 de dezembro, de acordo com o registro.

Trata-se da primeira vacina contra o coronavírus fabricada na China a ser testada em seres humanos. A vacina contém apenas um fragmento do patógeno para estimular uma resposta imune protetora.

Cientistas de todo o mundo correm contra o tempo para desenvolver uma vacina, com ensaios já em andamento ou prestes a começar na China, Estados Unidos e Europa.

Em 15 de março, cientistas do Instituto de Pesquisa de Saúde Kaiser Permanente de Washington começaram o primeiro teste de vacina nos EUA. No Reino Unido, pesquisadores da Universidade de Oxford começarão a testar uma vacina em animais na próxima semana e esperam iniciar testes em humanos em abril.

A equipe chinesa, liderada pelo bioengenheiro Chen Wei, trabalha desde o final de janeiro para desenvolver uma possível vacina, disse Yu Xuefeng, presidente e CEO da CanSino Biologics Inc.

Esta possível vacina baseia-se na tecnologia da empresa que foi aplicada com sucesso para a vacina contra a infecção pelo vírus Ébola. Resultados de estudos pré-clínicos em animais mostram que a vacina pode induzir uma forte resposta imune. Estudos pré-clínicos em animais apresentaram resultados animadores, disse Yu.

No sábado, Ren Chao, um voluntário de Wuhan, postou um clipe falando sobre a sua injeção no teste da vacina, na sexta-feira, na plataforma chinesa de compartilhamento de vídeos Douyin. “Tudo vale a pena se minha participação puder ajudar as pessoas a não usar máscaras e a sorrir”, escreveu no post.

Ren tomou conhecimento da busca de voluntários para a vacina em 17 de março e passou por exames médicos completos no dia seguinte. “É algo que me orgulha. É claro que me sinto um pouco nervoso com o julgamento, mas confio nos cientistas”, disse no domingo.

Na quinta-feira, uma voluntária postou duas fotos sendo injetada com a possível vacina na plataforma chinesa de mídia social Sina Weibo, semelhante ao Twitter. “Quero fazer algo fora do comum e estou preparada para enfrentar os riscos”, disse ao jornal Science and Technology Daily no sábado.

Os voluntários serão submetidos a vários exames de acompanhamento nos próximos seis meses para verificar a evolução de seus anticorpos contra o vírus.

Diário do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo