Combatendo coronavírus, ação sindical suspende trabalho nas creches no DF
Um vitória dos trabalhadores, das crianças e seus familiares: Graças a um recurso do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep, filiado à Contee), as creches também tiveram suas atividades suspensas, por decisão liminar da 7ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho. A creche que não cumprir a decisão estará sujeita a multa diária de R$ 50 mil. “Fere a razoabilidade se determinar suspensão de atividades em escolas e não contemplar as creches”, arguiu a entidade dos trabalhadores. São cerca de 18 mil crianças matriculadas e 2,3 mil professores que trabalham nestes locais. O governador Ibaneis Rocha (PMDB) havia decretado o fechamento das escolas por 15 dias, mas não incluiu as creches; agora disse que respeitará a decisão judicial e as creches também não funcionarão.
“Esta é mais uma grande vitória conquistada pela categoria, numa demonstração de que o Sindicato é uma trincheira fundamental de defesa dos trabalhadores”, comentou o diretor do Sinproep e coordenador da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee, Rodrigo Pereira de Paula.
Os trabalhadores dos estabelecimentos de ensino alegaram que tanto eles como as crianças estão expostos à contaminação, pois precisam andar de ônibus e metrô para chegar ao local de trabalho.
Assista ao vídeo do comunicado feito por Rodrigo:
Carlos Pompe
Realmente, que grande vitória… agora as mães que precisam trabalhar fazem o que ???