Comissão especial do PNE debateu experiências educacionais do Ceará

Entre os projetos desenvolvidos pelo estado do Ceará na área educacional foram destaques o Programa Alfabetização na Idade Certa e o Programa Escolas Integradas de Ensino Médio e Profissional.

A reunião da comissão especial do Plano Nacional de Educação – PNE, realizada na tarde de hoje, quarta-feira, 8, contou com a presença do governador do estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes e a Secretária de Educação do estado, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho.

O governador afirmou que o estado do Ceará é destaque nacional no Programa Escolas Integradas de Ensino Médio e Profissional com 71 unidades em funcionamento, tendo 26.340 alunos. Até 2014, segundo ele, serão instaladas mais 130 unidades. A proposta do programa é de que o estudante tenha acesso ao currículo tradicional em um período e no outro período acesso a um curso profissionalizante.

Já o Programa Alfabetização na Idade Certa, afirmou a secretaria Maria Izolda, formou parceria com todos os 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo escolar nas primeiras séries do ensino fundamental a partir de pesquisas, fornecimento de material didático, consultoria e incentivos para as escolas, professores e alunos. Ela afirmou que as ações desenvolvidas possibilitaram um salto nos resultados satisfatórios da alfabetização: em 2007 eram 14 municípios com experiências satisfatórias, em 2010, passou para 141 municípios.

A Secretária também destacou o fato da melhora significativa nos índices de aprendizagem a partir da implementação dos programas. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – IDEB, de 2009, demostram que o desempenho do Ceará no ensino fundamental e médio no período foi superior à média dos demais estados do Nordeste.

O deputado Chico Lopes, último parlamentar a comentar a explanação do governador e da secretaria de Educação, destacou a alegria de ver o estado do Ceará como referência nacional no desenvolvimento educacional.

Ao final da reunião, o relator do PNE, deputado Ângelo Vanhoni (PT/CE), afirmou em suas considerações que poderá incorporar as experiências exitosas em educação do estado do Ceará no substitutivo que apresentará.

O presidente da comissão especial, deputado Gastão Vieira (PMDB/MA) informou que foram apresentadas 2.915 emendas de propostas de alteração ao texto apresentado pelo Poder Executivo. Segundo ele, é o maior número de emendas recebidas até hoje, na Câmara, para um projeto.

A comissão também aprovou seis requerimentos que requerem a realização de audiências públicas para discutir a matéria.

Fonte: Sônia Regina Martins Oliveira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo