Comitê Nacional de Educação Contra o Golpe traça plano de lutas
O Comitê Nacional de Educação Contra o Golpe — Fora Temer, em Defesa da Democracia, Nenhum Direito a Menos realizou uma reunião ampliada hoje (28) em São Paulo para fazer uma avaliação do atual cenário político, do trabalho desenvolvido por esse grupo de entidades defensoras da educação e traçar as ações para o próximo mês.
Além da Contee, estiveram presentes CNTE, Proifes, Fasubra, UNE, Anped, Anfope, Adufs, Cedes, Mieib e Campanha Nacional pelo Direito à Educação. As entidades reunidas fizeram uma análise de conjuntura com foco nos últimos acontecimentos, sobretudo os cortes que atingiram a educação. O grupo ainda pontuou quais têm sido as lutas das entidades e as ações desenvolvidas em defesa da democracia e contra o golpe.
Foi amplamente discutida também a atuação do Fórum Nacional de Educação e a importância da realização de uma reunião do FNE, marcada para 17 de agosto, para discutir as demandas educacionais frente a tantos ataques.
Diante da atual conjuntura, o Comitê Nacional de Educação Contra o Golpe reafirmou o ponto central da reunião e de sua atuação: o fato de que, neste momento, todas as articulações devem ser em defesa da democracia, pelo movimento ‘‘Fora Temer’’ e pela rejeição e repúdio a qualquer retirada de direitos.
Para isso, o comitê incorporou o seguinte calendário de lutas:
31 de julho: as mobilizações nas ruas de todo o país — Frente Brasil Sem Medo/ Fora Temer
5 de agosto: marcha nacional contra o golpe na abertura das Olimpíadas, no centro do Rio de Janeiro
9 de agosto: atos Fora Temer em todas as capitais e demais cidades, convocados pela Frente Brasil Popular
11 de agosto: mobilizações nas universidades e institutos federais pelo Fora Temer, contra a retirada de direitos, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e por uma escola sem mordaças, livre e autônoma
11 a 15 de agosto: atividade convocada pela UNE — Fora Temer, Fora Mendonça, Fora Lei da Mordaça
16 de agosto: greve geral convocada pelas centrais sindicais
17 de agosto: reunião do Fórum Nacional de Educação
24 a 29 de agosto: mobilizações em Brasília
Da redação