Conae prepara o novo Plano da Educação
Conferências permitem debates e proposições para planejar a educação nos próximos 10 anos
A etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 acontece nesta semana, até 29/10, no país. Nesses debates preparatórios, orientados pelo Documento Referência, é possível propor diretrizes, sugerir metas e estratégias para o novo Plano Nacional de Educação (PNE). E participam representantes de setores educacionais, sociais, poder público, entidades e movimentos que atuam na área e em defesa do Ensino.
Os resultados das discussões municipais serão encaminhados aos Fóruns Estaduais de Educação, responsáveis pela sistematização de propostas de emendas ao Documento Referência; e pela organização das Conferências Estaduais, que ocorrerão de 6 a 19/11. As Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Educação, prevista entre 28 e 30/1/24, em Brasília.
Os resultados dessas Conferências vão contribuir com o diagnóstico da situação educacional; e também com proposições de diretrizes, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE) da próxima década.
O ministro da Educação, Camilo Santana, convida professores, educadores, estudantes e pais a contribuírem com a educação brasileira, participando das conferências. Ele explica que, a partir desses encontros, serão construídas metas e estratégias para o PNE, que serão implementados de 2024 a 2034.
PNE 2024-2034
A Conae 2024 visa contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034. Debaterá avaliação, problemas e necessidades educacionais do Plano vigente.
Com participação de setores educacionais e da sociedade, a expectativa é reunir proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da Educação no país.