Congressista dos EUA pede impeachment de Trump por propor expulsão dos palestinos de Gaza

‘Limpeza étnica não é uma brincadeira e Netanyahu deveria ter vergonha por ser cúmplice desse projeto, pela história de seu povo’, criticou Al Green, do Partido Democrata

Durante uma audiência na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o congressista Al Green, membro do Partido Democrata, anunciou que iniciará um processo de impeachment contra o atual presidente do país, Donald Trump, por sua proposta de “assumir o controle” do território palestino da Faixa de Gaza.

Em seu discurso, o representante do estado do Texas disse que o projeto apresentado pelo atual presidente norte-americano, que consiste na expulsão dos 2,5 milhões de palestinos do território e na construção do que Trump chamou de “Riviera do Oriente Médio”, configura uma “limpeza étnica” e um “crime de lesa humanidade”.

“O movimento para impeachment já começou. Quero anunciar que entrarei com um processo contra o presidente pelos atos covardes que ele propôs e que pretende realizar”, comentou o parlamentar texano.

Al Green frisou que a ideia de um deslocamento forçado massivo de pessoas “não pode ser tratada com a banalidade demonstrada” por Trump ao se referir ao projeto de reconstrução de Gaza, o qual contou com o apoio do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que estava ao lado do mandatário estadunidense durante o anúncio.

“A limpeza étnica em Gaza não é uma brincadeira, e o primeiro-ministro de Israel deveria ter vergonha de ser cúmplice dessa proposta, tendo em vista a história de seu povo”, criticou Green.

Em seguida, o congressista citou o pastor Martin Luther King Jr, ao dizer que “a injustiça em qualquer lugar ameaça a Justiça em todos os lugares, a injustiça em Gaza é uma ameaça à Justiça nos Estados Unidos”.

Vale destacar que Green foi um dos legisladores que iniciaram o primeiro julgamento de impeachment de Trump, em 2017.

Nos Estados Unidos, os processos de impeachment devem ser submetidas a votações primeiro na Câmara dos Representantes e depois no Senado, ambos sob controle do governista Partido Republicano.

Até hoje, Trump é o único presidente na história dos Estados Unidos a ter enfrentado dois processos de impeachment, os quais foram concluídos em 2019 e em 2021. Em ambos os casos, o líder republicano foi absolvido pelo Senado.

Com informações de TeleSur

Do Opera Mundi

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo