Conheça ações do MEC após restrições de eletrônicos nas escolas

Seis meses após a lei que regulou o tema, já foram publicados guias, planos de aula, cursos e materiais pedagógicos para apoiar escolas e redes na restrição ao uso de celulares e dispositivos portáteis nas escolas

Para incentivar o uso consciente e educativo das tecnologias nas escolas , com foco no bem-estar dos estudantes e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, o Ministério da Educação (MEC) atua desde janeiro para promover uma série de ações para apoiar escolas e redes de ensino na restrição ao uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas , como o lançamento de guias, planos de aula, cursos e materiais pedagógicos.

As ações do MEC busca m garantir a implementação eficaz e orientada da Lei nº 15.100/2025 , que restringe o uso de celulares e dispositivos portáteis em escolas de educação básica de todo o Brasil, fortalecendo o papel da escola como espaço de convivência, escuta e desenvolvimento integral. Nesse sentido, a pasta tem trabalho de forma ativa para apoiar redes, escolas e famílias no processo de implementação da norma.

Em vigor há seis meses, completados na última sexta-feira, 13 de junho, a lei é parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) , lançada no final de 2023. O objetivo é qualificar o uso das tecnologias na educação, promover o bem-estar de crianças e adolescentes e fortalecer o uso pedagógico dos eletrônicos nos ambientes escolares.

Materiais – Entre as principais medidas impostas pelo MEC está o lançamento de uma coleção de materiais orientados, segmentados para público-alvo – redes, escolas e famílias, que visam facilitar o processo de adaptação à nova lei .

  • Guia para Redes de Ensino: orientações para campanhas de conscientização, apoio técnico às escolas e estratégias de escuta das comunidades escolares. 
  • Guia para Escolasações pedagógicas e organizacionais para o uso intencional das tecnologias, com foco na promoção da aprendizagem. 
  • Guia para Famílias: sugestões para um diálogo aberto entre escola e casa sobre os combinados de uso de telas. 
  • Roteiro de Reunião Escola-Família: proposta de encontro estruturado entre a equipe escolar e as famílias para tratar dos impactos do uso excessivo das telas e pactuar compromissos. 

Planos de aula – Outra iniciativa de destaque é a criação de planos de aula que auxiliam professores a abordar o tema em sala de aula, de maneira alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por etapa da e educação básica .

Direcionamento curricular  lei de restrição ao uso de celulares também dialoga com o movimento mais amplo de integração da educação digital e midiática ao currículo. Nesse contexto, o MEC lançou o Guia “Educação Digital e Midiática: como elaborar e implementar o currículo nas escolas”. 

Esse documento orienta apresenta fundamentos pedagógicos, marcos legais e caminhos para implementação curricular alinhada às novas Diretrizes Operacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE) , incorporando temas como pensamento computacional, letramento midiático, cidadania e direitos digitais.

O guia reforça que restrições ao uso de celulares é apenas um dos passos: é preciso ensinar sobre tecnologia, desenvolvendo as competências digitais dos estudantes e integrando a educação digital e midiática ao currículo escolar, como parte da formação integral prevista na BNCC.

Novidades – Para ampliar a mobilização nas escolas, o MEC lançou novos cartazes de sensibilização que convidaram os estudantes a refletir sobre as experiências vividas longe das telas. As peças gráficas incentivam o reencontro com o ouvir, o ver e o sentir no ambiente escolar, destacando que a escola é lugar de presença, convivência e participação.

Além disso, estão disponíveis atividades integradoras que propõe dinâmicas em grupo, rodas de conversa e desafios criativos sobre o uso consciente da tecnologia e os impactos das redes sociais no cotidiano dos estudantes.

Conheça os novos materiais na Plataforma MEC de Recursos Educacionais – MEC RED.

Formação docente – Ainda como parte das ações desenvolvidas para apoiar redes e escolas , o MEC disponibilizou no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação e Cultura ( Avamec ), o curso  “Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: ferramentas e práticas preventivas”. 

Com 60 horas de carga horária, o curso aborda os temas : “ Fundamentos da saúde mental e ambientes acolhedores ” ; “ Habilidades socioemocionais ” ; “ Regulação emocional e relações interpessoais ” ; e “ Impactos do uso das tecnologias e estratégias de uso consciente ” .

Volta aos profissionais da educação, o curso é gratuito, autoinstrucional e com certificação. Sua abordagem dialoga diretamente com a implementação da Lei nº 15.100/2025 ao tratar dos efeitos das telas sobre o bem-estar dos estudantes e a importância do ambiente escolar na promoção da saúde emocional.

Educação conectada – As ações dos últimos seis meses mostram que a Lei nº 15.100/2025 v ão além da restrição: ela amplia a abordagem sobre tecnologias nas escolas, baseada no diálogo com famílias, na formação de professores e no protagonismo dos estudantes .

O MEC segue comprometido com esse processo, promovendo recursos e políticas públicas que aliem bem-estar, intencionalidade pedagógica e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Do gov.br

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