Conselho Deliberativo do FNDC se reúne para traçar estratégias de luta em defesa da democratização da comunicação
O Conselho Deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), ao qual a Contee é filiada, está reunido hoje (17) e amanhã (18) em São Paulo para sua primeira reunião ordinária do Ano. Na pauta, estão as estratégias de avanço na agenda da luta por um novo marco regulatório da comunicação e de enfrentamento ao conservadorismo dominante nas instituições públicas.
Entre as atribuições do Conselho está a definição da orientação geral e o programa anual das atividades sociais do FNDC. Nesta sexta, houve um debate com o tema “Democracia em tempos de ajuste: unidade contra o retrocesso e reafirmação dos direitos sociais”, o qual contou com a participação do jornalista Luís Nassif, editor do site GGN; João Paulo Rodrigues, dirigente nacional do MST; e Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa).
A luta pela democratização da mídia não só é fundamental, como também se relaciona com temas que estiveram na ordem do dia nos últimos tempos e continuarão nas próximas semanas, como a reforma política e a redução da maioridade penal. Em relação à primeira questão, só a garantia de uma mídia democrática, aliada a uma reforma política plena, pode romper com a lógica de oligopólica e oligárquica que imperar tanto na comunicação como no sistema político brasileiro. Já no caso da maioridade penal, porque o alarmismo conservador e irresponsável da chamada “grande mídia” contribui grandemente para uma discussão rasa da pauta, voltada apenas para a disseminação de uma noção deturpada de justiça, baseada no ódio, no revanchismo e vingança, sem o devido aprofundamento e reflexão.
Da redação