CONTEE constitui e realiza a primeira reunião do Conselho de Federações

Estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 13/11, na sede da Fepesp, em São Paulo/SP, representantes das federações filiadas à CONTEE para a realização da primeira reunião do Conselho de Federações da entidade. Entre os temas debatidos: a constituição do Conselho, a comunicação da Confederação, a atuação dos representantes dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino na Conferência Nacional da Educação (CONAE 2014) e a implementação da nova Campanha Salarial Nacional da CONTEE.

A constituição do Conselho

A Coordenadora da Secretaria de Comunicação da Confederação, Cristina Castro, iniciou a atividade destacando que a criação do Conselho de Federações foi uma resolução aprovada no último Congresso da entidade, realizado no final do mês de agosto.

Segundo Cristina, “a iniciativa da Confederação é aproximar e consolidar sua relação com as federações. Por isso, esse conselho tem hoje um grande compromisso com temas fundamentais para a vida da entidade”. A dirigente esclareceu ainda a pauta deste primeiro encontro, que teve como proposta a discussão de questões relacionadas à comunicação, a atuação da CONTEE nas etapas preparatórias da próxima CONAE e a Campanha Salarial Nacional 2013.

A Coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adercia Hostin, agradeceu o acolhimento da Fepesp, que sediou este primeiro encontro do Conselho de Federações. Para Adercia, “a federação tem o papel de ser um elo bastante eficaz para fazer com que as políticas da Confederação cheguem a todas as suas entidades de base”.

Para o diretor da CONTEE, Paulo Yamaçake, membro da Secretaria de comunicação da entidade, é fundamental finalizar o levantamento já iniciado dos materiais de comunicação produzidos pelas entidades, “para que possamos trabalhar mais afinados com todos os sindicatos e federações”.

O Coordenador da Secretaria de Organização Sindical da CONTEE, José Ribamar, destacou a importância da relação da Confederação com suas entidades de base. E desejou que “as federações assumam esse espaço como seu, para que a gente possa, cada vez mais, ter uma pauta nacional, articulada, trocando experiências e fazendo uma CONTEE forte”.

O diretor da CONTEE e membro da Secretaria de organização sindical, Antonio Rodrigues da Silva, afirmou que é um prazer estar neste primeiro encontro que materializa o fórum, destacando a necessidade de dar ao Conselho “a força que ele tem”.

Em seguida, Cristina Castro apresentou o novo estatuto da CONTEE, recém aprovado no 8 º CONATEE, que estabelece o objetivo da criação do Conselho. Foram discutidos o papel e a forma de atuação do Conselho, formulação de pautas, convocação e encaminhamentos.

Nesse momento, os representantes das federações presentes, sendo eles: Celso Napolitano (FEPESP), Antonio Rodrigues da Silva (FETEERJ), Decio Braga de Souza (FITEE), Evaristo Pereira (FITRAE-BC), Gilmar Voloski (FETEESUL) e Lourivaldo Rohling Schülter (FETRAESC), manifestaram suas opiniões e questionamentos sobre a constituição e implementação do Conselho. As propostas apresentadas serão encaminhadas para a diretoria executiva da CONTEE.

Celso Napolitano, presidente da Fepesp, ressaltou o caráter consultivo do Conselho, que também deve indicar e sugerir ações a serem deliberadas pela executiva da CONTEE. As federações e a direção executiva deverão aprofundar e regimentar o Conselho.

Comunicação em pauta

Após o debate sobre a atuação do Conselho, foi iniciada a discussão a respeito da comunicação. Para pontuar o debate, Cristina Castro apresentou aos presentes as propostas e ações formuladas na reunião da diretoria plena para a Secretaria. Segundo Cristina, “a Comunicação da CONTEE vem num crescente, em que pese todos os ajustes que precisam ser feitos, de forma e procedimento, ressaltou que a avaliação, inclusive congressual é muito positiva. Vale dizer que ao longo desse tempo foi buscado atualizar a Confederação com todos os recursos audiovisuais e nas redes sociais. Agora devemos pensar: como é que nós podemos compartilhar melhor a CONTEE com a categoria?”. A diretora destacou a divisão da comunicação em duas frentes: comunicação interna – entre a direção e as entidades filiadas – e a comunicação externa – na relação com demais entidades, organizações e mídia.

Para Paulo Yamaçake, é preciso ouvir a opinião das federações e construir um novo projeto em conjunto, destacando a necessidade de apontar prioridades e estratégias, “de acordo com os recursos disponíveis e, lembrando, dentro do plano de lutas aprovado pelo 8º CONATEE”.

Os representantes das federações colocaram suas sugestões e relataram algumas experiências a respeito da elaboração de materiais, destacando a necessidade de fortalecimento de conselhos editoriais e da produção de publicações acadêmicas de referência sobre a temática específica dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino. A totalidade das propostas apresentadas também será encaminhada à direção da CONTEE.

CONAE

A Coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da CONTEE, Adercia Hostin, apresentou aos participantes as principais informações sobre a construção e o lançamento da próxima Conferência Nacional de Educação, que terá sua etapa nacional realizada em Brasília-DF, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014.

Adercia iniciou a apresentação destacando que a próxima Conferência devia, inicialmente, fazer uma avaliação do novo Plano Nacional de Educação, que já deveria estar valendo. Entretanto, diante do atraso na aprovação do PL, alertou a dirigente, “isso não pode transformar a CONAE num muro de lamentações”.

De acordo com Adercia, “o próprio Fórum Nacional de Educação tem isso muito claro, no sentido de pontuar a crítica. Mas não podemos perder a oportunidade de fazer um debate sério para avançar nas diretrizes e na discussão da educação para o próximo período”.

A dirigente convocou o Conselho a assumir a pauta da CONAE 2014 e num próximo momento contribuir na construção da participação da CONTEE na elaboração de emendas ao Documento Referência, já divulgado pelo FNE.

Segundo informado pela dirigente, já é possível visualizar o número de delegados por seguimento e por estado que representarão os trabalhadores no ensino privado de ensino, bem como as representações da CONTEE nas entidades dos Fóruns Estaduais de Educação por região. Os dados estão disponíveis em duas apresentações (Apresentação 1 e Apresentação 2).

Foi informado ainda o calendário da CONAE, que terá seu lançamento oficial, em Brasília-DF, no dia 03/12, a partir das 9h, com transmissão pela internet. No primeiro semestre de 2013, acontecem as conferências livres e municipais/ intermunicipais e no segundo semestre será a vez das etapas estaduais.

Campanha Salarial

Por fim, o Coordenador da Secretaria de Organização Sindical da CONTEE, José Ribamar, apresentou a discussão realizada no XI Seminário de Campanha e Negociação Salarial sobre o encaminhamento da Campanha Salarial Nacional da CONTEE de 2013. De acordo com o diretor, “queremos organizar um “esquenta” da Campanha junto às Federações”.

O dirigente apresentou uma síntese do Seminário e ressaltou a importância das federações assegurarem o desenvolvimento da proposta nacional. Alguns participantes relataram suas realidades e dificuldades nas últimas negociações. Todas as sugestões e indicações serão encaminhadas à Diretoria executiva.

Ao final da reunião, ficou o indicativo de realização de um novo encontro no início de 2013.

Daniele Moraes, de São Paulo/SP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo