Contee e ANPUH articulam campanha em defesa dos professores de História e das Ciências Humanas
Na manhã terça-feira (30/09), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) reuniu-se virtualmente com a Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) para discutir a construção de uma campanha conjunta em defesa da disciplina de História e das Ciências Humanas.
A iniciativa surge diante da crescente perseguição aos professores da área, especialmente no estado de São Paulo, onde a extrema direita tem intensificado ataques, cortes e tentativas de deslegitimar a importância dessas disciplinas para a formação crítica e cidadã.
A ANPUH levou à reunião a preocupação com os ataques voltados, em particular, contra os professores de História. A Contee, por sua vez, propôs ampliar a ação para abranger todas as disciplinas das Ciências Sociais e Humanas, que vêm sofrendo redução de carga horária, desvalorização e perseguições ideológicas.
“É fundamental construirmos uma resposta coletiva e unificada a esses ataques. Defender a História e as Ciências Humanas é defender a educação, a democracia e o direito ao pensamento crítico”, destacou a direção da Contee.
As entidades seguirão em diálogo para a definição de estratégias conjuntas de mobilização e de comunicação em defesa dos professores e contra o retrocesso promovido pela extrema direita.
Da Redação Contee





