CONTEE é contra divulgação do índice IDEB na porta da escola

A CONTEE torna pública a sua opinião contrária ao Projeto de Lei 1.530/2011, de autoria do Deputado Ronaldo Caiado – DEM/GO, que obriga os estabelecimentos de ensino básico do País a divulgarem o índice IDEB.

De acordo com o economista Gustavo Ioschpe, idealizador da medida, a divulgação da nota em local de grande visibilidade serviria para “quebrar” a inércia da sociedade civil em relação às escolas, impulsionando uma grande corrente em defesa da educação, capaz de melhorar a qualidade da mesma.

De acordo com a nota da CONTEE, “o argumento utilizado pelo economista nos leva a crer que a falta de investimento na educação básica, historicamente vivenciada no Brasil, é fruto do pouco envolvimento da sociedade na defesa de uma escola de qualidade. E, portanto, que a sociedade será capaz de realizar o milagre da melhoria da educação”.

E continua: “essa afirmativa não apenas desmerece todo o movimento social ligado à área educacional, que ao longo de décadas defende de forma coerente o aumento do investimento como alternativa capaz de resolver as dicotomias do sistema nacional educacional, como ignora as resoluções tomadas pela 1ª Conferência Nacional de Educação, realizada no último ano, onde foram apontadas diretrizes, metas e estratégias, visando o aperfeiçoamento do sistema, para que este possa ser alicerce de um projeto de desenvolvimento nacional inclusivo e sustentado”.

Ao final, a Confederação reafirmar “ser favorável a medidas estruturantes que propiciarão a melhoria da educação do País, como a criação do Sistema Nacional de Educação e aprovação do Plano Nacional de Educação”.

Leia AQUI a nota na íntegra.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo