Contee encaminha nota de solidariedade à CTERA contra ataques do governo argentino
A Contee encaminhou hoje (9), por iniciativa da coordenadora da Secretaria de relações Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta, uma nota ao ministro da Educação argentino, Esteban Bullrich, em solidariedade à Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA) e seu repúdio às políticas neoliberais e aos ataques do governo de Maurício Macri à educação pública.
O presidente argentino se nega a convocar a Paritária Nacional Docente, como é chamada a negociação coletiva no país. Trata-se de um imenso ataque, uma vez que a Paritária é uma conquista histórica dos trabalhadores e sindicatos e, mais do que a negociação salarial, representa a possibilidade dos professores e professoras de defender e ampliar seus direitos trabalhistas, assim como o direito de toda a sociedade a uma educação pública, inclusiva e de qualidade.
A Contee é uma entidade sindical brasileira que representa mais de 1 milhão de trabalhadores e trabalhadoras em estabelecimentos de ensino. É também uma entidade que, por sua política internacionalista e sua crença na integração latino-americana, defende o magistério, os trabalhadores e a educação em todo o continente. Por isso, a Contee se une à CTERA, sua entidade-irmã, para rechaçar o descumprimento da Lei de Financiamento Educativo pelo governo Macri e exigir a abertura ao diálogo e a convocação da Paritária Nacional Docente.
Da redação