Contee fecha ciclo de encontros regionais de planejamento estratégico financeiro com avaliação positiva
A Contee encerrou ontem (23), em Itajaí (SC), o ciclo de encontros regionais de planejamento estratégico financeiro das entidades sindicais. A reunião deste sábado, que congregou as entidades da base da Região Sul do país, foi mais uma vez aberta pelo coordenador da Secretaria de Finanças da Contee, Fábio Eduardo Zambon, que, em nome da Confederação e do anfitrião Sinpro Itajaí, saudou todos os participantes e ressaltou novamente os objetivos dos debates: auxiliar no aumento das receitas das entidades (a começar pela contribuição sindical) e reforçar o papel estratégico da organização de informações e do planejamento financeiro na ampliação da sindicalização e no fortalecimento econômico e político da luta.
Assim como as três etapas regionais anteriores – realizadas nas bases do Rio de Janeiro, de Espírito Santo e Minas Gerais e do Centro-Oeste e Tocantins – o encontro realizado em Itajaí também contou com a contribuição do Sinpro SP, cujo funcionário-administrador Antônio Carlos Barboza de Oliveira levou às entidades uma apresentação das ações já desenvolvidas pelo sindicato com resultados positivos. Ainda participaram do encontro o coordenador da Secretaria-Geral da Contee, Cássio Filipe Galvão Bessa, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais e presidente do Sinpro Itajaí, Adércia Bezerra Hostin, e a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social, Cristina de Castro.
Segundo a apresentação feita por Antônio Carlos, as primeiras duas ações básicas para melhorar a receita são identificar a base de arrecadação e manter o cadastro atualizado. Um dos mecanismos para se conseguir isso é obter a relação de todas as escolas da base, através do Data Escola Brasil e do e-MEC e as informações sobre os trabalhadores de cada estabelecimento de ensino, além de comparar o cadastro de escolas do sindicato com o cadastro de contribuintes da Contribuição Sindical Urbana, na Caixa Econômica Federal.
Uma vez desenvolvida a pesquisa e cadastradas os estabelecimentos de ensino, será possível viabilizar a utilização do programa financeiro, para ampliar cada vez mais a arrecadação. A Secretaria de Finanças da Contee assegura aos sindicatos interessados esse programa de informática próprio para sistematizar os dados. Para isso, Fábio Zambon defendeu a necessidade de os funcionários responsáveis participarem de um curso a fim de sanar dúvidas e colocar o programa em funcionamento de acordo com sua realidade. No entanto, essa etapa só acontecerá se cada entidade coletar os dados necessários acerca dos estabelecimentos de ensino. A proposta é de que o treinamento seja nacional.
Zambon ressaltou ainda que, no encontro realizado nas bases do Centro-Oeste e do Tocantins, com apoio da Fitrae-BC e da Fitrae-MTMS, surgiu a necessidade de se desenvolver uma grande campanha de sindicalização, proposta que foi incorporada pela Secretaria de Finanças e será apresentada no planejamento. De fato, uma grande necessidade das entidades, além dos cadastros e da organização para a arrecadação da contribuição sindical, é também fundamental a ampliação da sindicalização, fonte que deve ser a grande mantenedora do funcionamento do sindicato.
Avaliações positivas
Terminados os encontros regionais, uma vez ter sido impossível viabilizar a etapa NE-NO, ficou confirmada para o mês de junho, a realização de um seminário nacional para avaliar essa primeira etapa. O encontro da Região Sul, assim como os três anteriores, já foi avaliado positivamente por representantes das entidades.
Segundo Amarildo Pedro Cenci, secretário de Assuntos Jurídicos Relações Trabalhistas e Intersindicais da FeteeSul e diretor titular de Finanças do Sinpro/RS, “é necessário que as entidades tenha na organização financeira um instrumento significativo para sua implementação política”. Citando Marx e a necessidade de dinheiro para a luta, ele destacou que “essa ação estratégica da Contee promove o debate e traz um olhar crítico de como de arrecadar, oportunizando caminhos para as entidades ampliarem sua arrecadação e assegurando a autonomia de cada entidade”. “Uma grande contribuição que fortalece a luta sindical.”
Marcos Nunes, vice-coordenador-geral do Saae/Oeste, considerou que a atividade foi extremamente importante, “pois possibilitou informações que irão contribuir para um melhor acompanhamento dos dados financeiros dos sindicatos, melhorando a saúde financeira destes e impactando positivamente na ação política de cada entidade”.
Jose Isaías Venera, tesoureiro do Sinpro Itajaí, afirmou, por sua vez, que “conhecer novas estratégias para melhorar a arrecadação ajudará também para obter um controle da própria”. Já André Ricardo Hall, do Saae Itajaí, considerou que “o evento da Contee sobre a organização e arrecadação das entidades sindicais proporcionará a nossa entidade um grande passo para o aumento da arrecadação do sindicato”.
Gisele Vargas, presidente do Sinpaaet, destacou que “o evento promoveu um debate muito construtivo sobre arrecadação financeira dos sindicatos, além de proporcionar um espaço para troca de experiências entre os dirigentes sindicais”. “A Contee nos trouxe informações valiosíssimas para aprimorarmos ainda mais a nossa arrecadação e, consequentemente, a atuação política da entidade”.
Austinho Antunes Lima Filho, do Sinpro Caxias do Sul, observou que “o conteúdo que foi construído no curso foi relevante e de grande significado, pois ajuda o sindicato a ampliar sua arrecadação passo a passo, construindo e aprimorando etapas”. Já Paulo Ricardo Drunn, do Sinproeste Chapecó, enfatizou que “é muito importante discutirmos o modelo de financiamento para o movimento sindical e, com isso, maximizar o crescimento de nossas entidades sindicais.”
Por fim, Solange Bonjo, do Sinpronorte, elogiou os esclarecimentos e o material apresentado. “Nós, do Sinpronorte, já temos um sistema próprio no qual são gerados os boletos, temos um banco de dados bom, mas, em relação ao que foi mostrado, sinto que estamos bem longe da perfeição”, ponderou. “Este seminário contribui muito para o desenvolvimento dos trabalhos que desenvolvo no Sinpronorte, assim como os depoimentos dos colegas com mais experiência. Gostei muito.”
Da redação
Fotos: Jose Isaías – Venera/ Sinpro Itajaí