Contee manifesta solidariedade à Flotilha Global Sumud e ao povo palestino

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) expressa sua profunda solidariedade à Flotilha Global Sumud e repudia a interceptação ilegal realizada pelas forças navais de Israel, que resultou na detenção arbitrária de centenas de ativistas de diversos países, incluindo três militantes brasileiros do PSOL: a vereadora de Campinas Mariana Conti, a presidente estadual do PSOL no Rio Grande do Sul Gabi Tolotti e o educador popular da Rede Emancipa Nicolas Calabrese.

Composta por 44 embarcações e cerca de 500 participantes de 46 países, a Flotilha Global Sumud tinha como objetivo romper o bloqueio imposto à Faixa de Gaza e levar alimentos, medicamentos e próteses à população palestina, vítima de uma política de apartheid, repressão e violência sistemática que afronta o direito internacional e os mais elementares direitos humanos.

A ação militar, realizada em águas internacionais contra uma missão pacífica e humanitária, é inaceitável e representa mais um grave capítulo na escalada de violações cometidas por Israel contra a população palestina e contra aqueles que demonstram solidariedade ao povo da região.

A Contee exige a libertação imediata e incondicional de todas as pessoas detidas, incluindo os brasileiros sequestrados, além da devolução das embarcações e dos materiais confiscados. Denuncia também a cumplicidade da comunidade internacional, cujo silêncio ou passividade contribui para a impunidade de Israel.

A Confederação reafirma sua posição histórica em defesa da autodeterminação dos povos, da paz, da justiça e dos direitos humanos, e continuará ao lado da luta legítima do povo palestino por dignidade, liberdade e soberania.

Brasília, 2 de outubro de 2025

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz