Contee na rede: FNE destaca cartilha da Conae elaborada pela Confederação

O Fórum Nacional de Educação (FNE) destacou em sua página na internet a cartilha elaborada pela Contee com emendas ao documento-referência da Conae/2014. No site da Conae, também foi divulgada matéria sobre as emendas feitas elas entidades membros do FNE, com destaque para Contee e a CNTE.

CONTEE disponibiliza emendas para Documento-Referência

Publicado Terça, 13 Agosto 2013 17:39

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), tornou pública as suas propostas de emendas ao Documento-Referência da II Conferência Nacional de Educação (Conae). As ideias foram apresentadas em uma cartilha. Ela foi elaborada com o objetivo de facilitar a apresentação e a defesa, pelos delegados representantes da Contee e de suas entidades filiadas nas etapas preparatórias, das emendas prioritárias para a categoria dos trabalhadores em educação do setor privado de ensino.

“A cartilha é um instrumento de unidade da nossa categoria para garantir espaço para nossas reivindicações e nossas bandeiras na Conferência Nacional. Nesse rol estão incluídas emendas que visam garantir educação pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada, com os investimentos públicos sendo destinados exclusivamente à educação pública, e a regulamentação da educação privada com exigências legais idênticas à da educação pública – uma de nossas bandeiras primordiais -, através da criação do Sistema Nacional de Educação”, enfoca a coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto.

Segundo a entidade, a cartilha foi elaborada em maio, para as etapas municipais e intermunicipais da Conae, em um trabalho conjunto da Coordenação-Geral e das Secretarias de Assuntos Educacionais e de Comunicação Social da Contee. De acordo com Madalena, em abril foi realizado um seminário preparatório para esta primeira fase da Conferência. “Analisamos conjunta e minuciosamente o Documento-Referência e selecionamos os destaques que mereciam atenção da nossa categoria. Depois elaboramos os textos das emendas aditivas e substitutivas, marcando as mudanças para facilitar a compreensão dos trabalhadores na hora de apresentar essas emendas” explica Madalena.

Para acessar as emendas das entidades membros do FNE clique aqui.

Conae

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto fez questão de reforçar a importância da Conferência Nacional de Educação para o país. Segundo ela, a Conae é um espaço de mobilização e de debate sobre educação, local no qual as entidades de educação entram em contato com os diferentes sujeitos políticos.

“A Conferência representa um espaço privilegiado para avançarmos na luta por esta que uma de nossas principais bandeiras, desde a fundação da Contee, há duas décadas: a regulamentação da educação privada. Porque isso só se dará com a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE). Nesse sentido, o debate sobre o SNE na Conae é um instrumento precioso para avançarmos para além das metas e estratégias de acesso estabelecidas no PNE, retomando a discussão quanto ao conteúdo da organização pedagógica. É preciso ter em mente que a iniciativa privada não é um sistema. Ela é uma rede pertencente ao sistema público e como tal sua autonomia é relativa aos padrões de autorização e de qualidade fixados pelo poder público. Isso, para nós, é fundamental”, completa .

A etapa nacional da II Conferência Nacional de Educação (Conae) ocorre em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro. O tema dos debates desta edição é “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Do FNE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo