Contee parabeniza a CUT por seus 36 anos de luta

A atuação da classe trabalhadora, entre o fim dos anos 1970 e o início da década de 1980, foi fundamental para o enfrentamento direto à ditadura civil-militar e a concretização do processo de redemocratização do país. E foi nesse cenário de fortalecimento da unidade e da luta que nasceu a Central Única dos Trabalhadores, que completa hoje (28) 36 anos de existência e resistência.

Na verdade, essa história remonta a dois anos antes, já que os passos iniciais para o surgimento da CUT foram dados em agosto de 1981, com a reunião de mais de cinco mil delegados e delegadas, representando 1.091 entidades sindicais de todo o Brasil, que participaram da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). A Conclat foi o maior encontro de militantes sindicais realizado no país até então e a primeira reunião ampla de categorias diversas desde o golpe de 1964.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee parabeniza a CUT por esses 36 anos de coragem e enfrentamento em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente num momento em que o movimento sindical tem sido alvo de tantos ataques e enfrenta um de seus maiores desafios. Que a defesa da classe trabalhadora e de uma sociedade mais justa, humana e fraterna continue pautando essa história.

Brasília, 28 de agosto de 2019.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz