Contee participará do III Encontro Regional pela Educação Pública – ‘Não Venda a Minha Escola’
Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2025, Brasília será sede do III Encontro Regional “Pela Educação Pública – Não Venda a Minha Escola”, uma iniciativa vinculada à campanha internacional Para Educação Pública Mais Investimentos – Não venda a minha escola, promovida pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL).
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) marcará presença no encontro, com a participação de Maria de Jesus da Silva e Mara Kitamura, diretoras da Plena; Edilene Arjoni, coordenadora da Secretaria da Mulher; e do coordenador-geral, Railton Nascimento.
A reunião visa reforçar a perspectiva compartilhada da campanha em defesa do financiamento da educação pública, além de fortalecer os argumentos políticos e sindicais e desenhar ações relevantes para proteger o orçamento da educação e valorizar a profissão docente.
O evento ocorre um mês após o VII Encontro Regional do Movimento Pedagógico Latino-americano, realizado em Lima, no Peru, que destacou a necessidade de colocar no centro da agenda sindical a defesa do direito à educação pública, articulada à luta por soberania e por uma profissão docente reconhecida como agente de transformação social.
Um espaço de reflexão e ação coletiva
O encontro em Brasília contará com representantes de sindicatos da América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo entidades da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai, Costa Rica, Paraguai, Panamá, Honduras, Angola, Suécia, Finlândia e Estados Unidos.
A programação está organizada em quatro grandes eixos:
- Avaliação e reflexão sobre o impacto e o futuro da campanha nos países que já a implementam.
- Análise do caráter pedagógico do orçamento público da educação e sua incidência junto às autoridades brasileiras.
- Debate com jovens lideranças sindicais sobre o futuro da profissão docente e os desafios para fortalecer o ativismo juvenil.
- Ato político, cultural e educacional em homenagem a Paulo Freire, articulando sindicatos, estudantes e movimentos sociais.
O encontro também terá como destaque a mesa internacional no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, no dia 18, com a presença de Sonia Alesso (presidenta do Comitê Regional da IEAL), Heleno Araújo (presidente da CNTE), representantes da OIT e da UNESCO, além do professor Carlos Augusto Abicalil e da senadora Teresa Leitão.
Contee nas mesas do Seminário Internacional da CNTE
A participação da Contee também será marcada pela presença de Railton Nascimento, coordenador-geral da entidade, no Seminário Internacional da CNTE, que integra a programação do encontro e será realizado no dia 17 de setembro, no Hotel San Marco, em Brasília.
Railton representará a Contee e a CEA em dois momentos da programação:
- 9h – Composição da Mesa de Abertura, com saudação em nome da Contee e da CEA.
- 14h – Participação como conferencista na mesa “Frente Nacional e Internacional de Lutas: Quais as propostas para fortalecer a Democracia, a Soberania, os Direitos Humanos, trabalhistas, sindicais e educacionais?”, com exposição de até 15 minutos.
Unidade pela Educação
Para a Contee, o evento expande o debate sobre democracia, soberania e defesa da educação pública, em sintonia com a luta dos trabalhadores em educação de todo o mundo. Representa um esforço estratégico e coletivo para fortalecer a luta sindical em defesa de uma educação de qualidade e socialmente referenciada, além de proteger e valorizar a profissão docente diante dos desafios que afetam as condições de trabalho e o financiamento da educação.
Por Romênia Mariani





