Contee presente: Fies é pauta de audiências no Congresso Nacional
A polêmica envolvendo o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está na ordem do dia nesta semana. Por coincidência, depois da notícia, veiculada ontem (23), de que o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça formarão um grupo para analisar as mensalidades cobradas pelos cursos superiores financiados pelo Fies, a fim de evitar cobranças abusivas que comprometam tanto a oferta do financiamento como o pagamento futuro pelos estudantes, o programa será tema de debate nas duas Casas Legislativas.
Na quarta-feira (25), a coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee, Nara Teixeira de Souza, representará a Confederação em reunião da Comissão Geral da Câmara sobre o Fies. Já na quinta (26), a coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, participará da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado para discutir as novas regras do fundo.
No início do mês, a Contee enviou carta ao MEC questionando o fato de o ministério ter cedido à pressão dos empresários quanto ao limite do reajuste de mensalidade (algo que, mesmo com o recuo do governo, as entidades que representam os donos dos estabelecimentos privados de ensino conseguiram questionar na Justiça). Na ocasião, a Confederação também reiterou seus argumentos em defesa da urgente aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior.
Da redação