Contee realiza Seminário Nacional para agilizar a regulamentação da EaD no Brasil
Acordo Coletivo Nacional, no intuito de regulamentar a Ead, está sendo negociado entre a Contee e a Confenen. Do Seminário sairá a pauta de reivindicação necessária para avançar o diálogo.
Amanhã (02), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino realizará o Seminário Nacional sobre a Educação a Distância (EAD) no Brasil, das 14h às 17h, de forma remota.
O evento reunirá representantes das federações filiadas para discutir a negociação do Acordo Nacional Coletivo visando a regulamentação mínima da EaD, bem como tratar dos dilemas e perspectivas do setor no país.
Hoje essa modalidade de ensino tem massacrado os profissionais do segmento com jornadas exaustivas, baixos salários e estrutura deficitária, entre outras precariedades.
A Contee atenta aos gargalos que impedem a promoção do ensino de qualidade, inclusivo e democrático, começou diálogo com a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), no sentido de transformar esse cenário crítico. O Ministério do Trabalho e Emprego está mediando as tratativas.
No Seminário, os dirigentes das federações entregarão as propostas construídas com as entidades de Base para compor a pauta de reivindicação. A pauta consolidada será apresentada à Confenen na próxima reunião no Ministério do Trabalho, prevista para o dia 15 de julho.
De acordo com o Coordenador-Geral (licenciado) da Contee, Gilson Reis, que fará a abertura do encontro, o momento é histórico. “A consolidação desse Contrato Nacional para regulamentar a EaD representa um grande avanço e nós vamos conseguir viabilizá-lo. Esse Contrato significa novos tempos para a Educação Brasileira e, principalmente, dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras que estão totalmente desprotegidos. A falta de segurança jurídica fragiliza as relações de trabalho e sufoca as boas práticas educacionais. Sofre o aluno, sofre o professor, sofre toda a comunidade escolar. Precisamos mudar essa realidade”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura
14h30 – Palestra – EAD: Dilemas e Perspectivas, que será ministrada por José Geraldo de Santana
15h30 – Informes das Federações e Propostas de pauta construída com as entidades de base
16h30 – Consolidação da pauta de reivindicação
Por Romênia Mariani