Contee repudia violência e manifesta solidariedade aos povos indígenas
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee manifesta seu repúdio à truculência policial contra os índios participantes do Acampamento Terra Livre 2017, que faziam uma manifestação pacífica hoje (25), em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e que foram violentamente agredidos.
Três dias após o aniversário de 517 anos da primeira invasão de suas terras pelos colonizadores portugueses, a violência que se abateu sobre os manifestantes nesta quarta-feira não é nova, mas, sim, um triste sintoma de uma chaga de desrespeito historicamente aberta. É também uma amostra de como os atuais mandatários do país tratam o povo brasileiro — os índios, os negros, os pobres, os trabalhadores —, retirando-lhes direitos e pagando-lhes com bala de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta.
A Contee expressa sua solidariedade à luta dos povos indígenas pela demarcação de suas terras, o combate à mineração em seus territórios e o fortalecimento dos órgãos de política indigenista. Todo o nosso apoio à luta pelo fim do genocídio indígena e o respeito à Constituição e aos direitos dos povos originários.
Brasília, 25 de abril de 2017.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee