Coordenação Executiva da Conape e Pleno do FNPE se reúnem em Brasília
O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Bezerra Hostin dos Santos, e o coordenador da Secretaria de Comunicação Social, Alan Francisco de Carvalho, participaram na última quarta-feira, 5, em Brasília, da reunião da Coordenação Executiva da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2018), na sede da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação). Já ontem, 6, Adércia representou a Contee na reunião do Pleno do recém-instituído Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).
O encontro, cujo objetivo foi traçar as ações e procedimentos para a realização da Conape no primeiro semestre do ano que vem, teve como pauta a estrutura e organização da Conferência, com atribuições à Secretaria Executiva e às comissões de Comunicação, Financiamento e Mobilização/Articulação, e os encaminhamentos sobre o regimento e o documento-referência da Conape, além das orientações recomendações e da parte comunicacional. Também foram reafirmados a Coordenação e o regimento do FNPE, bem como as orientações para a organização dos fóruns populares nos municípios, estados e no Distrito Federal.
Segundo Adércia, a Coordenação Executiva da Conape passa a ser oficialmente formada pela Contee, o Proifes, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (Mieib), o Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A Contee, juntamente com a CNTE e o Proifes, também integra a Comissão de Financiamento. Já a Secretaria Executiva ficou sob responsabilidade da CNTE, da Anped e da CUT, seguindo, de acordo com a diretora da Contee, a antiga formatação do Fórum Nacional de Educação (FNE), que neste momento ainda prevalece.
“A gente já tem 15 fóruns estaduais que aderiram e que vão conduzir a Conape dentro dos fóruns oficiais, nos processos paralelos à Conae, pelo documento que vai regimentar a Conferência Popular”, explicou Adércia. As comissões estabelecidas se reunirão nos dias 10 e 11 de agosto. Já no 17 de agosto, das 9h às 18h, a Contee promoverá, em São Paulo, um encontro, com representantes das federações e sindicatos filiados, sobre a Conferência Nacional Popular de Educação.
“Esse encontro visa a organizar nossas entidades de base e nossas representações que estão nos fóruns estaduais oficiais ou que vão organizar as conferências paralelas”, esclareceu a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais. “O documento-referência e o regimento ainda serão divulgados, mas nessa reunião foram dados passos importantes de estruturação e organização. Lembrando que temos um Plano Nacional de Educação que não tem sido cumprido, o objetivo, agora, é ter cada vez mais entidades agregando a Conape e resgatar o projeto democrático de educação para o país.”
Por Táscia Souza