Copa 2014: Tem festa no Brasil, imagina com o Hexa

A Copa no Brasil chega ao seu quinto dia. As cidades do país fervem, o futebol em campo mais que agrada e o número de gols surpreende. Nas redes o tom muda de cor e nota e a onda verde e amarela invade todos os espaços. Como afirmou o blogueiro Luiz Carlos Azenha, em brilhante texto: o “imagina na Copa” vai sendo enterrado.

Por Joanne Mota, no Portal Vermelho 

Basta ligar a televisão, acessar o email, entrar no facebook, tuitar uma foto…. As cores do Brasil, bem como as cores das bravas seleções que aqui estão, aparecem como no piscar de olhos.

É bem verdade que a publicidade nos meios de comunicação nos últimos dias mudou, mas qualquer um que acompanhe futebol, que acompanhe a história das copas, sabe o que ocorre quando a disputa começa.

O sentimento em torno do esporte invade todos espaços e o que se quer ver é um belo futebol, com ginga e arte. E nisso o Brasil tem tradição.

Mesmo, com “Pavão Bueno” apontando refletores apagados e goteiras nos estádios, a organização da Copa já recebe elogios em todo o mundo. Ou seja, mesmo com goteiras e refletores, nossa Copa já é um sucesso. Com a média de gols em alta, sem congestionamentos fora do normal, sem loucuras nos aeroportos, com estádios modernos – de dar inveja -, com o povo receptivo e com muita arte e resultados inusitados.

Ou seja, a “Copa do terror”, como afirmaram os peões da mídia conservadora, não ocorreu. Esperemos agora os cavalos…

Apoio dos brasileiros

Para completar o cenário, pesquisa divulgada pela plataforma Apita Brasil indica que 65% das manifestações na internet sobre a Copa são positivas. Muito diferente dos 86% que faziam oposição. O estudo interativo reúne e interpreta a opinião dos internautas sobre o evento nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+.

Em menos de dez dias, brasileiros passaram de um pensamento negativo à adesão total à Copa do Mundo, de acordo com a ferramenta. Agora as tags que tomam conta da rede são #euapoioacopa ou #vaitercopasim.

Que venham os virais

E no final da primeira rodada do mundial as manifestações na internet já apresentam outra interpretação do torneio. Com o aquecimento da festa, o número de gols e o avanço da onda verde e amarela, os virais #SimVaiterCopa se multiplicam como coelhos.

Um deles é o da mineira Maria Sueli dos Santos, catadora de material reciclado, brasileira e torcedora fiel do Brasil na Copa. Em um depoimento de fazer inveja (https://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY), Sueli fala sobre a Copa e o Brasil e desmonta alguns dos argumentos defendidos pelos colunistas mais caros da mídia conservadora.

E Sueli questiona: Se os outros os outros países sediaram, por que nós também não podemos realizar essa grande festa? Que dia é que o brasileiro vai ver que somos capazes de fazer uma festa maior, daquilo que já acontece todos os dias em nossos gramados?

A brasileira avisa que está ciente de todos os problemas que existem no Brasil, mas também defende que o nosso país é grande, forte e pode… Porque somos lutadores e não desistimos. E afirma: “Comparado a muitos países africanos, somos ricos. Se eles fizeram, porque nós não conseguiríamos?”

Ao falar sobre as manifestações contra a Copa, Dona Sueli pontua: “Isso é questão de educação. Escondeu a cara, destruiu o patrimônio público e cuspiu no chão isso é falta de educação, não é outra coisa”.

“O que vejo é uma grande festa e nossa obrigação é abrir a porta e receber de braços abertos quem queira participar”, finaliza Dona Sueli.

Esses são apenas alguns pitacos, mas já deixam claro que o Brasil fez seu dever de casa, a oposição está amargando o clima de festa e a expectativa dos brasileiros amantes do futebol é levantar a taça.

Do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo