CUT será homenageada por seus 40 anos na Câmara dos Deputados
Aniversário também será celebrado em sessões solenes nas Casas Legislativas, de diversos estados e municípios do país
A CUT completa 40 anos de fundação nesta segunda-feira, 28 de agosto e, por conta do reconhecimento de todas as lutas travadas em defesa da classe trabalhadora, a entidade sindical será homenageada neste dia, em sessão solene, a partir das 10 horas, na Câmara Federal.
A maior central sindical da América Latina nasceu em plena ditadura para lutar pela redemocratização do país e enfrentar um modelo de organização sindical que não representava os trabalhadores e as trabalhadoras. Assim, surgiu o chamado novo sindicalismo.
Para celebrar as quatro décadas de fundação, deputados federais, estaduais e vereadores e sindicatos de diversas categorias e cidades do país, propuseram requerimentos de sessões solenes de homenagens às suas respectivas Casas Parlamentares.
O deputado federal Vicentinho (PT-SP), que presidiu a CUT nacional entre 1994 e 2000, teve seu requerimento aprovado para sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, que contará com a presença do presidente nacional, Sérgio Nobre, e de outros representantes da entidade.
Também serão realizadas sessões solenes na Assembleias Legislativas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, na Câmara Municipal da cidade de São Paulo e também de Santo André, Diadema, Mauá, Campinas, Limeira e no Distrito Federal.
Todas as atividades terão as presenças de representantes da direção Nacional e das estaduais da CUT, que convocam suas bases a participar das homenagens.
O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, que participará do evento em Brasília, aponta a importância dessa referência à Central por parlamentares de todo o país.
“Agradeço a deputados e deputadas, vereadores e vereadoras, aos sindicatos e dirigentes que usaram os seus importantes mandatos para essa homenagem aos 40 anos de fundação da CUT. São parlamentares que sempre estiveram e estarão ao lado da CUT na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora brasileira. Porque direitos e democracia não se separam e são construídos pela luta dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destaca.
Segue abaixo, a agenda com as datas, locais, horários e requerentes das sessões solenes.
Limeira (SP)
Câmara Municipal – 22/8 – 10h
Solicitada pelos sindicatos Cutistas Apeoesp, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos, Sindicato dos Trabalhadores do Transportes Urbano e a Oposição Metalúrgica
Porto Alegre (RS)
Assembleia Legislativa – 24/8 – 14h
Solicitação deputada estadual Laura Sito (PT)
Vitória (ES)
Assembleia Legislativa – 24/8 – 10h
Solicitada pelo deputado João Coser (PT)
São Paulo (SP)
Assembleia Legislativa- 28/8 – 10h
Solicitada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT)
Brasília (DF)
Congresso Nacional – 28/08 – 10h
Solicitada pelo deputado federal Vicentinho (PT)
Umuarama (PR)
Câmara Municipal – 28/8 – 19h
Tribuna Livre – pronunciamento, solicitado pelo Edilson José Gabriel – secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, da Direção Estadual da CUT-PR.
Teresina (PI)
Câmara Municipal de Teresina – 28/8 – 9h
Solicitada pelos vereadores Venâncio Cardoso (PP) e Pollyanna Rocha (PV)
Goiânia (GO)
Assembleia Legislativa de Goiânia (Plenário Iris Rezende) 30/8 – 9h
Solicitada pela deputada estadual Bia de Lima (PT)
Diadema (SP)
Câmara Municipal – 30/8 – 18h
Solicitada pelo vereador Orlando Vitoriano (PT)
Brasília (DF)
Plenário da Câmara Legislativa – 4/9 – 19h
Solicitada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT).
São Paulo (SP)
Câmara Municipal – 11/9 – 18h
Solicitada pelo vereador Hélio Rodrigues.
Campinas (SP)
Câmara Municipal – 12/9 – 15h
Solicitada pela bancada do PT em nome da líder Paolla Miguel.
Mauá (SP)
Câmara Municipal – 18/9 – 19h
Solicitada pelo vereador Geovane Correa (PT) .