Democracia só é plena com movimento social na rua
Vemos com satisfação e entusiasmo as legítimas manifestações que ocorrem nas grandes cidades do País. Como professores e inseridos no imenso grupo de brasileiros que lutaram pela redemocratização do País e batalha, no cotidiano, para que ela seja plena, nos sentimos fortalecidos pelo movimento.
São inúmeros os problemas sociais que afetam o Brasil e o movimento revela que a população tomou consciência da necessidade de resolvê-los: a saída às ruas é um primeiro e enorme passo!
Embora as manifestações não contem com lideranças organizadas visíveis, sejam constituídas pela junção de grupos normalmente antagônicos e portem uma infinidade de reivindicações, o que se pode concluir é que se trata de um movimento contestatório do modelo do Estado brasileiro, aí incluídos o sistema político, o modelo econômico e orçamentário e até o modo democrático da imprensa.
Óbvio que em movimentos deste porte haja disputas de métodos, exageros e infiltrados a serviço de causas muito diversas das do movimento geral. Mas as lições estão sendo apreendidas.
Esperamos que sejamos capazes de não permitir que o caráter destas movimentações seja deturpado pela grande imprensa e que a sua herança não seja apropriada pelos oportunistas de sempre.
Esperamos também que o espírito que tomou conta das ruas mantenha sua força na busca de soluções que compatibilizem a estrutura do Brasil com a grandeza de seu povo.
Cláudio Jorge – presidente do Sinpro Campinas e Região
Do Sinpro Campinas