Dia dos Professores: conheça a professora nota 10
No Dia dos Professores, conheça a trajetória da educadora Aila, apontada por aluna como capaz de transformar o Brasil
No Dia dos Professores, a TVT News celebra todas e todos educadores do Brasil por meio de entrevista com a professora Aila Sousa Vieira, do ensino municipal de Cruz, no Ceará.
O Brasil conheceu a professora Aila, no início do mês passado, quando a aluna Ana Catarina em encontro com o presidente Lula, em Brasília, fez questão de citar o trabalho inspirador da educadora. Ana Catarina disse que, se todos os estudantes tivessem a professora Aila como professora, o Brasil mudaria. Uma homenagem que emocionou e ressaltou a importância da docência na construção de um futuro melhor.
Nota 10 no IDEB
A escola onde Aila leciona, a João Evangelista da Cruz, na cidade de Cruz (CE), alcançou a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),uma conquista e tanto, que reflete o esforço e a dedicação tanto dos alunos, quanto dos professores e das políticas públicas da Educação.
A frase que Aila compartilha cotidianamente com seus alunos, e que foi lembrada por Ana Catarina no evento no Palácio do Planalto, revela muito sobre a abordagem e dedicação ao ensino: “faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
Para Aila, essa frase é mais do que uma lição para a sala de aula. “Sempre repito isso para os meus alunos, principalmente quando se preparam para avaliações importantes. Às vezes, o melhor que eles podem naquele momento é um oito, um nove, e está tudo bem. O importante é a sensação de dever cumprido, de ter dado o seu melhor”, explica a professora. Ela conta que o impacto de sua mensagem foi sentido de maneira especial quando seus alunos, espontaneamente, repetiram a frase ao saberem do resultado do Ideb. “Foi um momento de muita emoção. Eles perceberam que o esforço valeu a pena.”
A homenagem recebida por Aila através de sua aluna no encontro com o presidente Lula foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes de sua carreira. “Infelizmente, eu não pude estar presente, mas a Ana fez questão de me levar com ela, nas palavras e no gesto. Receber esse carinho foi muito gratificante, não só para mim, mas para todos os professores que, de certa forma, se sentiram homenageados por ela também.”
O que é ser professor
Aila acredita que a valorização dos professores melhorou ao longo dos anos, mas ainda não é suficiente. “Melhorou, sim, mas ainda não é o que a gente espera. Tanto financeiramente quanto em termos de reconhecimento, ainda há muito o que avançar. O professor é a base de todas as outras profissões. A fala da Ana foi importante porque trouxe à tona essa necessidade de valorizar quem está na linha de frente da educação.”
Para além do reconhecimento público, Aila destaca que seu maior orgulho vem do impacto que consegue gerar na vida de seus alunos. “Eu escolhi ser professora, ou talvez a profissão tenha me escolhido. Sempre quis ser o melhor que eu pudesse, e esse reconhecimento vem nos pequenos gestos, quando um ex-aluno me encontra e ainda me chama de ‘tia’. Isso aqui, na nossa região, não é pejorativo. É algo especial, uma forma de dizer que fazemos parte da família deles.”
Neste Dia dos Professores, a trajetória de Aila reforça que ser educador é muito mais do que um trabalho. É uma escolha de vida, uma entrega que transforma vidas e constrói futuros.
Assista à entrevista completa com a professora Aila e conheça mais sobre a história, desafios e o que a motiva a continuar ensinando com tanta paixão, dedicação e entusiasmo: