Diretores da Contee têm audiência com o ministro da Educação

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais, Nara Teixeira de Souza, e o coordenador da Secretaria de Juventude, Rodrigo Pereira de Paula, foram recebidos hoje (21) em audiência pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Durante a reunião, que durou quase uma hora, os diretores apresentaram a história e a luta da Confederação, a realidade dos trabalhadores em educação do setor privado e trataram de algumas demandas da categoria.

b1c0aeb50da14e18e4163c697bcf8319

Um dos temas abordados foi a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes), que se encontra parado na Câmara dos Deputados. O tema deve voltar a ser discutido na Comissão de Educação, inclusive com realização de audiência pública (ainda sem data marcada), e a Contee ressaltou ao ministro a importância de o MEC atuar junto ao Congresso Nacional pela aprovação da medida. Ribeiro ponderou sobre as dificuldades impostas pela atual conjuntura política, mas também destacou que o Insaes é uma pauta cara ao ministério.

Ainda em relação ao ensino superior, os diretores da Contee falaram sobre as dificuldades enfrentadas por alguns sindicatos da base com as faculdades particulares e a necessidade de uma atuação mediadora da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). O ministro da Educação e o representante da Seres se comprometeram a receber as demandas do sindicatos, via Contee.

A pauta do encontro também tratou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da criação de mecanismos de fiscalização e avaliação. A coordenadora-geral da Contee reiterou ainda a reivindicação da Confederação de ser ouvida sobre a composição do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os diretores avaliaram a audiência como bastante produtiva. Outras reuniões devem ser marcadas com os titulares de cada secretaria.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo