Diretoria da Executiva da Contee se reúne no Rio de Janeiro

A Diretoria Executiva da Contee se reuniu hoje (18), na sede do Sinpro-Rio, no Rio de Janeiro, e tratou de temas que vão desde questões jurídicas e demandas de ações a serem impetradas pela Contee até o momento conjuntural atual, destacando o esforço da Confederação para entregar aos presidenciáveis o manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário”.No que tange a essa conjuntura eleitoral, os diretores abordaram os projetos dos candidatos e as consequências para os trabalhadores frente às propostas que têm sido apresentadas.

1

A pauta também incluiu os preparativos para o XVII Conselho Sindical (Consind) da Confederação, que acontece de 31 de outubro a 2 de novembro, em São Paulo. O Consind terá como tema: “Implementar o PNE: esta é a luta”. Em relação à programação, a mesa sobre “As novas relações do trabalho e seus reflexos nas negociações sindicais” foi motivo de grande debate na diretoria, a qual deliberou que o assunto será apresentado pelas federações. Para tanto, será convocado o Conselho de Federações para uma reunião de trabalho.

Ainda durante a reunião, os diretores João Batista da Silveira (Secretaria de Assuntos Jurídicos) e Luiz Gambim (Secretaria da Saúde do Trabalhador) deram informes sobre a “Reunión trabajo funcionarios o no docentes en America Latina”, realizada no último dia 4. O objetivo do encontro foi efetuar um balanço da situação dos técnicos administrativos na educação latino-americana, seu nível de organização, perspectiva e definição de uma estratégia de trabalho político organizativo futuro (leia aqui o documento discutido).

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, também fez relato aos demais a respeito da participação no processo de Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil. A iniciativa, promovida pelo Instituto Reos, reuniu representantes de várias organizações voltadas para a educação, entre as quais a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A finalidade dos encontros é “a construção de um conjunto de cenários plausíveis, relevantes, desafiadores e claros sobre o futuro da educação básica no país”.

2

Dentro dos assuntos educacionais, os diretores discutiram ainda acerca da composição do Conselho Nacional de Educação (CNE) e decidiram pela manifestação contrária da Contee à ausência de paridade, uma vez que não há representação de trabalhadores do setor privado de ensino. Outro tópico relevante foi a audiência entre Contee, Fepesp, Sinpro Campinas e Região e a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Marta Wendel Abramo, para demonstrar a preocupação das entidades com a notícia, veiculada no dia 5 de agosto pelo jornal Valor Econômico, a respeito da venda de cinco universidades metodistas, entre as quais a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Outros temas foram suscitados e incluídos na pauta da próxima reunião, como a comunicação e os projetos de atuação das entidades. A reunião está marcada para 9 de outubro, em São Paulo.

Da redação

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo