Diretoria Executiva da Contee se reúne em Brasília

A Diretoria Executiva da Contee se reuniu ontem (17) em Brasília para debater a atual conjuntura política, fazer um balanço das manifestações do último dia 11 de novembro — quando a Confederação e as entidades filiadas participaram da paralisação nacional contra os retrocessos impostos pelo governo ilegítimo de Michel Temer —, e planejar a mobilização do dia 29 de novembro contra a Proposta de Emenda Constitucional 55 (ex-PEC 241), que congela os investimentos em políticas públicas por 20 anos.

2016-11-17-PHOTO-00001414

A reunião contou com a presença do assessor parlamentar do Diap Neuriberg Dias, que tratou das iniciativas parlamentares que atingem fortemente os trabalhadores e suas organizações sindicais, tais como a própria PEC 55, a Medida Provisória 746 (que impõe a reforma do ensino médio) etc. Em seguida, cada um dos coordenadores das secretarias da Contee fez suas considerações sobre os ataques enfrentados tanto pelos trabalhadores quanto pela educação.

A reunião de ontem também abordou questões como a situação financeira da Contee e os acertos envolvendo as federações e sindicatos filiados. Hoje (18), a Executiva volta a se reunir durante todo o dia para debater temas como a MP do ensino médio e a reforma educacional, incluindo as resoluções e encaminhamentos da plenária do Comitê Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública realizada ontem (16).

2016-11-17-PHOTO-00001398

Ainda hoje serão discutidas pautas referentes às relações internacionais da Contee, como o Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa — no qual a Confederação foi representada pela coordenadora da Secretaria-Geral, Madalena Guasco Peixoto —, e o Encontro Internacional pela Unidade dos Educadores — Pedagogia 2017, que será realizado em Havana, Cuba, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro do próximo ano e cujas inscrições se encerram no próximo dia 30.

Na tarde desta sexta-feira, os diretores da Contee também discutirão documentos e propostas a serem entregues, em reunião, ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao Supremo Tribunal Federal (STF), à Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e à Corregedoria do Ministério Público do Trabalho (CMPT) sobre questões trabalhistas concernentes à categoria representada pela Confederação.

2016-11-17-PHOTO-00001370

A diretoria volta a se reunir no encontro da Plena, de 2 a 4 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Da redação
Fotos: Alan Francisco de Carvalho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo