Diretoria Executiva discute conjuntura e planejamentos estratégicos
A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, e as diretoras Maria Clotilde Lemos Petta (Secretaria de Políticas Internacionais) e Adércia Bezerra Hostin dos Santos (Secretaria de Assuntos Educacionais) apresentaram hoje (27), na reunião da Diretoria Executiva da Confederação, o relato sobre a reunião de reunião de planejamento estratégico frente ao comércio educativo, promovida pela Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) de 17 a 19 de agosto. No encontro, realizado em Santiago, no Chile, a Contee mostrou dados e reapresentou a campanha “Educação não é mercadoria”, explicando sua atualização com o crescimento da entrada do capital na bolsa de valores e resgatando historicamente os reflexos do setor privado na educação brasileira. De acordo com as diretoras, a atividade reflete o envolvimento da IE na luta pela regulamentação da educação privada.
Ainda na Executiva de hoje, foi feito um relato da visita do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao Sinpro-SP, durante a qual foram aprofundadas as denúncias, junto ao MEC, de irregularidades nas instituições privadas e as ações que serão implementadas.
Questões concernentes às entidades filiadas também foram tratadas, como os resultados de campanhas salarias no estado do Rio de Janeiro e os valores referentes à hora-aula do Pronatec; o registro de chapa para eleições do Sinpro Minas, com destaque para a grande renovação e participação no movimento sindical; e a solicitação de filiação do Sindicato dos Técnicos Administrativos do Triângulo Mineiro e da Federação dos Técnicos Administrativos. Os diretores aprovaram também a data de realização do encontro dos técnicos administrativos que, que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, em Goiânia. Já sobre o seminário internacional, que acontece em setembro, a Diretoria Executiva definiu que, devido às solicitações das entidades filiadas, as inscrições poderão ser feitas até dia 3 de setembro, no Portal da Contee.
Outros temas
Durante esta quinta-feira, os diretores foram apresentados à nova formatação da Revista Conteúdo, bem como à atualização da campanha “Educação não é mercadoria”. Também foram apresentados os informes sobre a organização, pelos movimentos sociais, da Conferência Nacional Popular, que será realizada em Belo Horizonte no próximo dia 5 de setembro. Ainda no sentido de mobilização, foram discutidos diversos projetos de interesse dos trabalhadores e das relações sindicais e de trabalho, além da conjuntura e das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, assim como as perspectivas e os desafios do momento. Nesse cenário, foram amplamente debatidas todas as movimentações acontecidas nos últimos dias na Câmara Federal.
A reunião tratou ainda de questões administrativas internas, que trazem efeito direto na participação das entidades nos fóruns da Contee. O debate visa assegurar a participação de todas, atendidas as obrigações estatutárias. Foi feita ainda uma avaliação muito positiva III Seminário de Sustentação Financeira, ocorrido no último dia 17. Um dos temas mais aprofundados foi a articulação da Contee com diversas entidades sindicais e o Diap para atuar junto ao Congresso no sentido de assegurar a regulamentação do custeio das entidades sindicais.
Os diretores destacaram ainda a necessidade de que a Contee contribua diretamente em temas que possam facilitar as entidades em sua atuação financeira, indo além dos seminários já realizados. Por isso, deliberou-se por tratar também o tema planejamento financeiro das entidades sindicais no encontro que acontecerá nos dia 21 de outubro, em São Paulo.
Da redação